O marketing é a alma de qualquer negócio e com as farmácias e drogarias não poderia ser diferente. Sem campanhas de atração e fidelização de clientes seu negócio infelizmente não irá muito longe.

Por outro lado, como as farmácias são negócios locais é mais fácil atrair consumidores e marcar presença na mente de seu público. Basta fazer as escolhas certas e saber aproveitar as oportunidades de sua região.

Veja neste post três dicas essenciais de marketing para farmácias e drogarias e coloque-as em prática o quanto antes. Confira!

1. Crie parcerias

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A primeira dica de marketing para farmácias e drogarias é fazer parcerias com o negócio local. Essas alianças podem ser simples, como deixar seus panfletos em outras lojas e distribuir os materiais de seus parceiros em sua farmácia, com parcerias e até campanhas um pouco mais elaboradas.

Você pode, por exemplo, oferecer algum desconto, brinde, ou condição especial para os clientes que vier de determinado parceiro. O mais importante é usar a força do comércio local para expandir a sua farmácia e gerar mais vendas.

Como todas as empresas no seu bairro também precisam vender e querem crescer nada melhor do que se juntar a elas para se atingir esse objetivo em conjunto.

2. Fidelize seus clientes

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Não adianta nada investir em técnicas de marketing para sua farmácia se não fidelizar os clientes. Como bem sabemos é muito mais caro atrair novos consumidores do que vender para as pessoas que já conhecem a sua marca.

Portanto, invista em estratégias para manter e fazer os clientes retornarem à sua farmácia ou drogaria. Para fazer isso você pode criar um programa de fidelidade, assim quanto mais a pessoa compra mais descontos ela ganha.

Outro fator extremamente importante é focar no bom atendimento. Se os seus clientes não se sentem bem dentro do seu estabelecimento é bem provável que nunca mais voltem e procurem a empresa concorrente.

Portanto, treinamento de funcionários e investimento em atendimento de qualidade são essenciais para se tornar os clientes fiéis à sua farmácia.

3. Torne a sua marca reconhecida

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Farmácia não é tudo igual. Tenha isso em mente. A sua marca é única e o seu estabelecimento também. Então mostre essa diferença aos seus consumidores.

Nada melhor para fazer isso que aparecer no seu bairro, estar ativo em campanhas especiais e se engajar nas causas da comunidade. Mostre que sua farmácia não é apenas mais uma, mas sim a farmácia do seu bairro.

Procure dar palestras sobre saúde e qualidade de vida na associação do bairro. Apareça no jornalzinho ou nas redes sociais da localidade. Publique novidades de sua região em suas mídias, e assim por diante.

Quanto mais você aparece, mais as pessoas ficam dispostas a comprar em sua farmácia ou drogaria.

Fonte: EF

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