Um bom atendimento é o que pode diferenciar a sua farmácia da farmácia concorrente, será que você está trabalhando de forma correta?
Com a concorrência cada vez mais acirrada, investir em um bom treinamento para os seus funcionários é uma obrigação e um ponto super positivo para sua farmácia.
Falamos justamente sobre a importância da qualificação dos funcionários nesse artigo aqui, clique a acesse para ter mais informações.
Mas o que se entende por atendimento?
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Atendimento vem da palavra atender, que significa:
- Ouvir atentamente
- Acolher
- Servir
- Receber com atenção
O processo de atendimento começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes e passa por questões importantes como a comunicação da empresa, drogaria ou farmácia, a definição dos produtos oferecidos, a estrutura da loja, as formas de pagamento e a capacitação da equipe de vendas.
Se todas as farmácias e drogarias oferecem um mix de produtos parecidos e serviços semelhantes, um dos fatores que vai diferenciar uma loja ou uma rede de farmácias e drogarias é o atendimento.
Ética no Atendimento
O cliente entra na farmácia ou drogaria em busca de uma solução para o seu problema, desejo ou necessidade. Quanto maior o empenho do atendente em encontrar uma solução para esses anseios do cliente, mais ético ele será.
Alguns pontos importantes quanto a ética:
- O vendedor que prospera com ética, não foca somente em vender;
- O bom vendedor presta ajuda gratuita para que o cliente encontre os produtos e serviços certos para atender suas necessidades;
- O vendedor ético promove um clima de confiança, honestidade e de relacionamento com o cliente, sendo a venda uma consequência desse processo;
- A orientação ética é informar ao paciente, a real função dos medicamentos, sem fazer propagandas enganosas ou abusivas;
- A farmácia deve sempre prezar pela credibilidade de seus produtos, sendo eles devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa;
- Em caso de dúvidas quanto à prescrição médica, é importante entrar em contato com o profissional prescritor quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia do uso do medicamento;
- Manter o sigilo profissional. Por meio da receita é possível em alguns casos, descobrir o diagnóstico da doença do paciente. Como muitas doenças ainda são vistas com discriminação pela sociedade, é importante que o ciente não se sinta exposto;
- Agir com naturalidade e ser em inúmeras outras situações, como a venda de contraceptivos, absorventes, preservativos e outros medicamentos que expões a vida pessoal e moral do consumidor.
Princípios do atendimento
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É muito importante que o profissional farmacêutico encare a sua profissão com seriedade e profissionalismo. Já falamos sobre as funções de um farmacêutico neste artigo aqui e aqui.
- Responsabilidade ao vender medicamentos: estes podem prejudicar a saúde caso não forem comercializados corretamente;
- O consumidor de produtos farmacêuticos, na maioria das vezes é obrigado a comprar, não compra por vaidade, prazer ou ambição, compra com a expectativa de ser curado de algum mal que o aflige;
- Não sabemos a história que há por trás de um cliente que chega à sua farmácia: tratar todos com muito respeito, pois este cliente pode estar mais sensível e se sentindo frágil, merecendo uma atenção especial.
- É fundamental que você tenha conhecimento sobre os produtos e saiba dar explicações sobre seu uso, benefícios e características para que se estabeleça uma relação de confiança e credibilidade;
- É importante que você sempre atualize e aprimore seus conhecimentos, conhecer produtos novos, distinguir a diferença entre tarjas, acompanhar as mudanças da legislação farmacêutica;
- É fundamental proporcionar o que foi prometido com segurança e precisão, por isso deve-se falar dos efeitos reais que se conhece do produto;
- O bom atendimento ao cliente é fundamental para toda empresa que queira prosperar, uma vez que são os clientes que mantém as empresas;
- O sucesso no varejo está em conquistar e manter os clientes todos os dias;
- O cliente é o foco, quando é bem tratado se sente bem atendido e volta outras vezes, além de indicar o serviço que gostou, atraindo mais clientes. Quando é oferecido exclusividade aos clientes, demonstra-se atenção e cuidado individual;
- Estar sempre disponível quando solicitado pra orientar e informar no que for possível, conquistando assim a simpatia do cliente;
- O bom relacionamento com os clientes, além de trazer retorno para a
empresa, pode trazer para o profissional farmacêutico, desenvolvimento profissional e social, por meio do aprimoramento técnico e das relações interpessoais; - Apresentação pessoal: usar uniforme limpo e de cor clara; atentar para o aspecto das mãos e unhas, não só pela estética, mas principalmente pela higiene que se deve ter ao manusear medicamentos;
- Espera-se do profissional farmacêutico: cortesia, exclusividade, comprometimento, competência, solução rápida e integridade;
- Ser cortês é fazer com que o cliente se sinta bem-vindo e respeitado. Atitudes como sorrir, agradecer, pedir educadamente (“por favor”);
- Respeitar o direito dos clientes preferenciais é importantíssimo: priorizar o atendimento de idosos, gestantes e deficientes;
- Referir-se ao cliente como senhor/senhora;
- Acompanhar o cliente até o setor desejado;
- Eliminar frases negativas, como “pois não”; despedir do cliente, fazem com que o cliente se sinta bem e goste do atendimento, ficando mais aberto para o que você e a empresa tem para dizer e oferecer;
- Não fale mal de sua empresa ou colegas de trabalho, principalmente na frente de clientes; seja leal às pessoas; dê explicações honestas e abertamente; se errar assuma, não fique arrumando justificativas.
Importância da postura no atendimento
A postura do funcionário está diretamente ligada ao seu comportamento, suas atitudes, seu modo de agir, sua expressão corporal, sua condição emocional, portanto está ligada à condição individual de cada colaborador.
O atendente representa a empresa e toda a equipe de trabalho na hora do atendimento, e, a postura e o seu comportamento irão idealizar a impressão sobre o atendimento e consequentemente sobre a sua empresa.
É comum verificar-se, na maioria das farmácias e drogarias, que o atendimento é a tarefa mais simples, a que menos merece preocupação, e o atendimento nestas empresas depende de cada funcionário, do bom senso dele, do humor, do dia da semana, da hora do dia, do resultado do jogo do time dele e do cliente que ele vai atender… entre outros fatores absurdos ao conhecimento real do valor do atendimento.
Não existe um padrão de postura, porém, ela não deve ser mecânica e/ou automática. Postura adequada é aquela que traz resultados, que melhora o atendimento, a lucratividade e rentabilidade da farmácia.
Os clientes gostam de lidar com funcionários que têm o poder de fazer acontecer, o poder de decidir e resolver, por isso os atendentes precisam ter autonomia, para que possam agir com precisão na hora da “verdade” no momento do atendimento.
Posturas receptivas que trazem resultados positivos
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Atender Prontamente
Ir de encontro ao cliente, assim ele vai sentir que você está com vontade, motivado a atender. O cliente a uma distância de 3 metros de qualquer colaborador espera ser abordado, assim se todos os funcionários estão ocupados e um cliente chega, devemos interagir com ele, com um cumprimento, um aceno de mão, uma saudação para que ele sinta que recebeu atenção e foi acolhido, mesmo que não seja você a atendê-lo.
Cumprimento Caloroso
Com um sorriso verdadeiro que o cliente sente que é para ele, um bom dia, boa tarde… de modo caloroso, onde a pessoa vai se sentir importante, acolhida e respeitada.
Olho no Olho e Aperto de Mão Firme
Um aperto de mão que transmita ao cliente respeito, segurança e credibilidade. Por outro lado, um aperto de mão frouxo passa a impressão de passividade, baixa energia, desinteresse, apatia, sem comprometimento.
Um aperto forte demais passa agressividade, desrespeito, mal-estar.
Já um olhar apático, imóvel, rígido, onde a cabeça se mexe somente na “horizontal” como que diz “não” a sensação é: “desinteresse em atender”.
Portanto, o correto é o olhar atento nos olhos do cliente com eventual aceno de cabeça, isso passará a sensação de que você está interessado em atender e está entendendo a necessidade do cliente
Mantenha o bom humor, credibilidade, seriedade e ética
Não deixe rostos sérios, carrancudos, mas também, cuidado com as brincadeiras excessivas! Respeite o limite e espaço do cliente.
Agilidade
Seja rápido, sem perder qualidade e acompanhe o cliente em todo o percurso pela loja.
Atenção
O cliente mais importante é aquele que está à sua frente e precisa da sua atenção, mas assim que finalizar o atendimento, se houver clientes esperando, atenda prontamente o próximo cliente, sem ser deselegante e mal-educado com o cliente que você acabou de atender.
Posturas Inadequadas
Uma postura inadequada inclui, além de toda a postura física, comentários por vezes até sutis a respeito da empresa. Alguns dos que se ouve frequentemente são:
- “Lavar roupa suja” na frente do cliente, discussão entre colaboradores;
- Falar mal da concorrência;
- Falar mal da própria farmácia onde trabalha;
- Reclamar do salário;
- Usar o cliente para desabafar sobre problemas pessoais;
- Fofocas;
- Apelidar ou manter intimidade com cliente, sem abertura;
- Conversas paralelas entre funcionários durante o atendimento.
Outras posturas inadequadas são:
- Mascar chiclete;
- Bocejar;
- Usar redes sociais, celulares, internet (para uso não profissional);
- Debruçar no balcão;
- Escorar nas prateleiras, gondolas;
- Braços cruzados ao receber o cliente;
- Gritar para pedir alguma coisa;
- Brincadeiras entre atendentes e expressões com conotação pejorativa durante o atendimento;
- Gírias e expressões inadequadas e expressões com conotação pejorativa durante o atendimento;
- Excesso de intimidade com clientes, invasão de privacidade;
- Fumar na área externa em frente à farmácia.
Por que atender com qualidade?
- Nas farmácias e drogarias temos o efeito boca a boca sendo positivo ou negativo;
- O cliente bem tratado sempre volta;
- Recuperar um cliente, custará 10 vezes mais, do que mantê-lo;
- Clientes mal atendidos espalham sua insatisfação para dezenas;
- Nem sempre se tem uma segunda chance de causar uma boa impressão;
- Cada cliente insatisfeito contam para 20 pessoas, enquanto que os satisfeitos contam apenas para 05 pessoas;
- Quando as reclamações são atendidas e resolvidas, a probabilidade de que o cliente compre novamente é de 55% a 70%;
- Quando as reclamações são atendas e resolvidas rapidamente, a probabilidade de que o cliente compre novamente é de 95%.
*Fonte: Eurofarma
Resumindo
Um bom atendimento nos dias de hoje é o atrativo mais forte em uma farmácia ou drogaria. Mais que preço e variedade de produtos, o cliente quer ser bem atendido, respeitado e valorizado.
Afinal, muitas vezes quando vamos à uma farmácia, não é algo prazeroso, mas uma necessidade advinda de alguma enfermidade. E senti-se acolhido neste momento, faz toda a diferença.
E na sua farmácia, seus funcionários seguem tudo que falamos hoje? Conte-nos nos comentários abaixo!
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