Atenção Farmacêutica é a provisão responsável do tratamento farmacológico com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Esses resultados são:
- Diminuição do processo da enfermidade;
- Cura da enfermidade;
- Diminuição ou eliminação dos sintomas;
Esse serviço é muito confundido com a orientação e assistência ao paciente, porém Atenção Farmacêutica abrange muito mais setores.
Em 1990, Hepler e Strand utilizaram pela primeira vez na literatura científica o termo “Pharmaceutical Care”, que foi traduzido em nosso país para Atenção Farmacêutica.
Atenção Farmacêutica x Assistência Farmacêutica
Enquanto assistência farmacêutica é um conjunto de ações realizadas por farmacêuticos que tem como objetivo orientar o uso e as restrições de medicamentos aos pacientes, a Atenção Farmacêutica é a relação direta do farmacêutico com o paciente, realizando o controle do uso de medicações com os interesses do próprio paciente.
O processo de Atenção Farmacêutica obedece a uma sequência de passos conhecida como método clínico. O método clínico inclui desde a coleta de dados, identificação de problemas, implantação de um plano de cuidado e seguimento do paciente.
Como deve ser o modelo a ser seguido na atenção farmacêutica?
Basicamente, a Atenção Farmacêutica é um modelo que abrange os seguintes itens:
- A Consulta com o farmacêutico;
- Verificação do tratamento medicamentoso em uso;
- Checagem do problema e promoção de soluções.
Como fazer isso?
- Utilizar metodologias para a prestação do serviço;
- Efetuar o registro das ações e resultados.
Conceito de Atenção Farmacêutica
É um modelo de prática farmacêutica desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades, na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada a equipe de saúde.
É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional, e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.
Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades biopsicossociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.
Quais os benefícios para o paciente?
- Melhora na saúde do paciente;
- Redução dos problemas relacionados ao uso de medicamentos;
- Facilidade em se comunicar com o profissional farmacêutico;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Maior confiança na exposição de problemas;
- Maior segurança e eficácia no tratamento.
Quais os benefícios para a farmácia?
- Farmácia vista como um estabelecimento de saúde;
- Aumentar o nível de confiança do paciente, em relação a farmácia e ao farmacêutico;
- Obter informações maiores e melhores sobre o cliente;
- Associação de vendas;
- Maior fidelização dos clientes.
O que possibilita a atenção farmacêutica?
- Orientação em caso de reações adversas;
- Acompanhamento da terapia medicamentosa;
- Melhora na qualidade de vida do paciente;
- Verificação da efetividade do tratamento;
- Identificação dos problemas relacionados ao medicamento;
- Intervenção para solução de problemas.
Fonte: Eurofarma
Próximo artigo
No artigo da próxima semana iremos falar sobre como implantar Atenção Farmacêutica em sua farmácia ou drogaria.
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