Atenção Farmacêutica é a provisão responsável do tratamento farmacológico com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Esses resultados são:

  • Diminuição do processo da enfermidade;
  • Cura da enfermidade;
  • Diminuição ou eliminação dos sintomas;

Esse serviço é muito confundido com a orientação e assistência ao paciente, porém Atenção Farmacêutica abrange muito mais setores.

Em 1990, Hepler e Strand utilizaram pela primeira vez na literatura científica o termo “Pharmaceutical Care”, que foi traduzido em nosso país para Atenção Farmacêutica.

Atenção Farmacêutica x Assistência Farmacêutica

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Enquanto assistência farmacêutica é um conjunto de ações realizadas por farmacêuticos que tem como objetivo orientar o uso e as restrições de medicamentos aos pacientes, a Atenção Farmacêutica é a relação direta do farmacêutico com o paciente, realizando o controle do uso de medicações com os interesses do próprio paciente.

O processo de Atenção Farmacêutica obedece a uma sequência de passos conhecida como método clínico. O método clínico inclui desde a coleta de dados, identificação de problemas, implantação de um plano de cuidado e seguimento do paciente.

Como deve ser o modelo a ser seguido na atenção farmacêutica?

Basicamente, a Atenção Farmacêutica é um modelo que abrange os seguintes itens:

  • A Consulta com o farmacêutico;
  • Verificação do tratamento medicamentoso em uso;
  • Checagem do problema e promoção de soluções.

Como fazer isso?

  • Utilizar metodologias para a prestação do serviço;
  • Efetuar o registro das ações e resultados.

Conceito de Atenção Farmacêutica

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É um modelo de prática farmacêutica desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades, na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada a equipe de saúde.

É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional, e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.

Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades biopsicossociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.

Quais os benefícios para o paciente?

  • Melhora na saúde do paciente;
  • Redução dos problemas relacionados ao uso de medicamentos;
  • Facilidade em se comunicar com o profissional farmacêutico;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Maior confiança na exposição de problemas;
  • Maior segurança e eficácia no tratamento.

Quais os benefícios para a farmácia?

  • Farmácia vista como um estabelecimento de saúde;
  • Aumentar o nível de confiança do paciente, em relação a farmácia e ao farmacêutico;
  • Obter informações maiores e melhores sobre o cliente;
  • Associação de vendas;
  • Maior fidelização dos clientes.

O que possibilita a atenção farmacêutica?

  • Orientação em caso de reações adversas;
  • Acompanhamento da terapia medicamentosa;
  • Melhora na qualidade de vida do paciente;
  • Verificação da efetividade do tratamento;
  • Identificação dos problemas relacionados ao medicamento;
  • Intervenção para solução de problemas.

Fonte: Eurofarma

Próximo artigo

No artigo da próxima semana iremos falar sobre como implantar Atenção Farmacêutica em sua farmácia ou drogaria.

Não percam!

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