Essa semana continuamos falando sobre a Atenção Farmacêutica. Caso você não tenha visto a Parte 1 e Parte 2, clique para acessá-las.
O que é Farmacovigilância?
Farmacovigilância é o acompanhamento das possíveis reações adversas, colaborando para o monitoramento e segurança dos medicamentos.
Na medida em que o Sistema de Farmacovigilância retroalimenta a Atenção Farmacêutica, por meio de alertas e informes técnicos, informações sobre medicamentos e intercâmbio de informações, ele potencializa as ações clínicas individuais (acompanhamento/seguimento, dispensação, educação…), outras atividades de Atenção e Assistência Farmacêutica como o processo de seleção de medicamentos, a produção de protocolos clínicos com prática baseada em evidências, integrada nas ações interdisciplinares e multiprofissionais, entre outras.
A Atenção Farmacêutica é uma das entradas do sistema de Farmacovigilancia, ao identificar e avaliar problemas/riscos relacionados a segurança, efetividade e desvios da qualidade de medicamentos, por meio do acompanhamento/seguimento Farmacoterapêutico ou outros componentes da Atenção Farmacêutica.
Isto inclui a documentação e a avaliação dos resultados, gerando notificações e novos dados para o Sistema, por meio de estudos complementares.
Dessa forma, obtém-se a melhora da capacidade de avaliação da relação benefício/risco, otimizando os resultados da terapêutica e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e adequação do arsenal terapêutico.
O que é Atendimento Farmacêutico?
É o contato entre o farmacêutico e o paciente, visando buscar a resolução de problemas relacionados com a saúde, envolvendo, ou não, a utilização de medicamentos.
Promove:
- Interação com o paciente;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Solução de problemas de saúde.
Etapas do Atendimento Farmacêutico
a) Escuta do paciente;
b) Identificação de necessidades;
c) Análise da situação;
d) Tomada de decisões;
e) Definição de condutas;
f) Documentação dos procedimentos;
g) Avaliação dos resultados.
Acompanhamento Farmacoterapêutico
O acompanhamento Farmacoterapêutico é um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, através da detecção, preven- ção e resolução de Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM), cujo objetivo é alcançar resultados e a melhora da qualidade de vida do usuário.
Este é o serviço clínico mais complexo que o farmacêutico pode prestar, pois exige grande habilidade, além de conhecimentos de farmacologia, para alcançar os objetivos propostos e está diretamente relacionado com o conceito de Atenção Farmacêutica proposto por Hepler e Strand, em 1990, sob a denominação de Pharmaceutical care.
Intervenção Farmacêutica
Ação planejada, documentada e realizada em conjunto ao paciente e aos demais profissionais de saúde, que tem por objetivo, resolver ou prevenir problemas que interferem ou possam interferir na farmacoterapia.
Como implantar o serviço de Atenção Farmacêutica
São necessários:
- Autorização prévia da Vigilância Sanitária;
- Deixar claro ao paciente, que o serviço não representa consulta médica e nem possui esta finalidade;
- Elaboração de protocolos e formas de documentar esta atividade; Consentimento do paciente;
- Registros com as seguintes informações:
a) Informações do paciente;
b) Informações do profissional responsável (nome e nº do CRF);
c) Informações das orientações e intervenções farmacêuticas;
d) Informação dos resultados.
- POP do serviço;
- Encaminhamento para outros profissionais de saúde, juntamente com copia dos registros efetuados na Atenção Farmacêutica.
Fonte: Eurofarma
Próxima Semana
Não percam na próxima semana, a última parte dessa série de artigos sobre atenção farmacêutica!
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