Dando continuidade no artigo anterior, hoje vamos falar sobre como implantar a atenção farmacêutica na farmácia ou drogaria.
Pode ser dividida em duas etapas:
1. Planejamento
A) Aspecto Profissional:
- Somente o farmacêutico pode prestar o serviço de Atenção Farmacêutica, determinando horários e datas para a prestação do serviço.
B) Buscando Conhecimento:
- O farmacêutico que deseja prestar esse serviço, deverá buscar mais conhecimentos sobre: farmácia clínica, farmacologia, terapias não medicamentosas e interpretação de exames laboratoriais. Outras habilidades que o profissional precisa são: desenvolver a comunicação adequada, monitorar o processo dos pacientes, e estar constantemente informado sobre medicamentos.
- Para implementar a Atenção Farmacêutica, é necessário que o profissional tenha atitude para buscar os conhecimentos e habilidades necessárias para a execução de uma Atenção Farmacêutica de qualidade, havendo sempre, a vontade de aprender.
C) Elaboração de um POP (Procedimento Operacional Padrão):
- Criar a metodologia que será aplicada, através de um questionário para coleta de informações, onde será mensurado e avaliado o estado do paciente.
D) Infraestrutura
O local deve conter:
- Uma mesa, preferencialmente redonda (o que possibilita uma maior interação entre o farmacêutico e o paciente).
- Proporcionar conforto;
- Ser isolado (é importante que não aconteça interrupções e principalmente, que ninguém mais escute o que esta sendo dito).
2. Execução do Serviço
A) Oferta e seleção dos pacientes:
- Oferecer a Atenção Farmacêutica aos pacientes que realmente necessitam;
- Deve ser definido, o quanto será cobrado, e se será cobrado;
- Abordar explicações como: O que é o serviço? Quais os benefícios?
B) Entrevistas:
Esta etapa contempla:
- Estudo do caso do paciente;
- Avaliação do tratamento;
- Intervenção quando necessário.
Faz-se a coleta de informações sobre o paciente, incluindo a pesquisa sobre a patologia envolvida, quais os medicamentos utilizados, a dosagem, qual a frequência utilizada e como o paciente está se sentindo.
C) Atendimentos futuros:
- Acompanhamento do tratamento;
- Intervenção quando necessário.
Problemas relacionados ao medicamento
Ocorrem quando a farmacoterapia está interferindo no resultado esperado, prejudicando a qualidade de vida do paciente.
Principais causas:
- Ao medicamento;
- Relacionada ao sistema de saúde;
- Relacionada ao usuário;
- Aos profissionais de saúde.
Como fazer para identificar os problemas relacionados aos medicamentos?
A) Necessidade
1. Necessita de tratamento farmacológico adicional ou
2. Tratamento farmacológico desnecessário;
B) Efetividade
3. Medicamento inadequado ou
4. Dose do medicamento inferior à necessitada;
C) Segurança
5. Dose do medicamento superior à necessitada ou
6. Reação Adversa aos Medicamentos;
D) Adesão
7. O tratamento proposto está sendo aderido da forma correta, quais as dúvidas e impedimentos?
Quais as causas?
Podem ser agrupadas de acordo com as seguintes causas:
1) O paciente apresenta uma reação adversa;
2) O paciente usa medicamentos que não esta sendo efetivo para ele;
3) O paciente não usa os medicamentos que precisaria;
4) O paciente usa dose inferior ou o tratamento ocorre por tempo insuficiente;
5) O paciente usa os medicamentos que não precisaria;
6) O paciente usa uma dose superior e indevida;
Quais os conceitos e diferenças em relação a atenção farmacêutica?
São eles:
- Farmacovigilância;
- Atendimento Farmacêutico;
- Acompanhamento Farmacoterapêutico;
- Intervenção Farmacêutica.
Fonte: Eurofarma
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