Dando continuidade no  artigo anterior, hoje vamos falar sobre como implantar a atenção farmacêutica na farmácia ou drogaria.

Pode ser dividida em duas etapas:

1. Planejamento

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A) Aspecto Profissional:

  • Somente o farmacêutico pode prestar o serviço de Atenção Farmacêutica, determinando horários e datas para a prestação do serviço.

B) Buscando Conhecimento:

  • O farmacêutico que deseja prestar esse serviço, deverá buscar mais conhecimentos sobre: farmácia clínica, farmacologia, terapias não medicamentosas e interpretação de exames laboratoriais. Outras habilidades que o profissional precisa são: desenvolver a comunicação adequada, monitorar o processo dos pacientes, e estar constantemente informado sobre medicamentos.
  • Para implementar a Atenção Farmacêutica, é necessário que o profissional tenha atitude para buscar os conhecimentos e habilidades necessárias para a execução de uma Atenção Farmacêutica de qualidade, havendo sempre, a vontade de aprender.

C) Elaboração de um POP (Procedimento Operacional Padrão):

  • Criar a metodologia que será aplicada, através de um questionário para coleta de informações, onde será mensurado e avaliado o estado do paciente.

D) Infraestrutura

O local deve conter:

  • Uma mesa, preferencialmente redonda (o que possibilita uma maior interação entre o farmacêutico e o paciente).
  • Proporcionar conforto;
  • Ser isolado (é importante que não aconteça interrupções e principalmente, que ninguém mais escute o que esta sendo dito).

2. Execução do Serviço

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A) Oferta e seleção dos pacientes:

  • Oferecer a Atenção Farmacêutica aos pacientes que realmente necessitam;
  • Deve ser definido, o quanto será cobrado, e se será cobrado;
  • Abordar explicações como: O que é o serviço? Quais os benefícios?

B) Entrevistas:

Esta etapa contempla:

  • Estudo do caso do paciente;
  • Avaliação do tratamento;
  • Intervenção quando necessário.

Faz-se a coleta de informações sobre o paciente, incluindo a pesquisa sobre a patologia envolvida, quais os medicamentos utilizados, a dosagem, qual a frequência utilizada e como o paciente está se sentindo.

C) Atendimentos futuros:

  • Acompanhamento do tratamento;
  • Intervenção quando necessário.

Problemas relacionados ao medicamento

Ocorrem quando a farmacoterapia está interferindo no resultado esperado, prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Principais causas:

  • Ao medicamento;
  • Relacionada ao sistema de saúde;
  • Relacionada ao usuário;
  • Aos profissionais de saúde.

Como fazer para identificar os problemas relacionados aos medicamentos?

A) Necessidade

1. Necessita de tratamento farmacológico adicional ou

2. Tratamento farmacológico desnecessário;

B) Efetividade

3. Medicamento inadequado ou

4. Dose do medicamento inferior à necessitada;

C) Segurança

5. Dose do medicamento superior à necessitada ou

6. Reação Adversa aos Medicamentos;

D) Adesão

7. O tratamento proposto está sendo aderido da forma correta, quais as dúvidas e impedimentos?

Quais as causas?

Podem ser agrupadas de acordo com as seguintes causas:

1) O paciente apresenta uma reação adversa;

2) O paciente usa medicamentos que não esta sendo efetivo para ele;

3) O paciente não usa os medicamentos que precisaria;

4) O paciente usa dose inferior ou o tratamento ocorre por tempo insuficiente;

5) O paciente usa os medicamentos que não precisaria;

6) O paciente usa uma dose superior e indevida;

Quais os conceitos e diferenças em relação a atenção farmacêutica?

São eles:

  • Farmacovigilância;
  • Atendimento Farmacêutico;
  • Acompanhamento Farmacoterapêutico;
  • Intervenção Farmacêutica.

Fonte: Eurofarma

 

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