Muitas vezes o sucesso de uma farmácia está nas mãos de um bom gerente que tenha autonomia para gerenciar e uma boa equipe para trabalhar.
No atual estágio do comércio, o gerente independente, não importa a empresa ou ramo de atividade, existe para alcançar resultados, pois gerenciar é decidir o que fazer e conseguir que isso seja executado por sua equipe.
Mas os gerentes não podem delegar tudo e, muitas vezes, devem se envolver pessoalmente e contar com seus próprios recursos para que as coisas aconteçam.
Esses recursos podem ser: experiência, habilidades, competências e o timing pelo qual estes devem ser empregados para comandar e estimular as pessoas, compreendendo as mais diversas situações geradas no dia a dia.
Papéis gerenciais no dia a dia da farmácia
- Fazer que as coisas sejam executadas (planejar, manter o impulso e cumprir tarefas pré-determinadas);
- Reagir a situações cotidianas e a novos problemas;
- Responder às demandas e solicitações.
Esses papéis envolvem comunicação, relações interpessoais, análise de informações e tomada de decisões.
Estudos indicam que os gerentes gastam seu tempo em atividades caracterizadas pela fragmentação, brevidade e variedade. Isto acontece por algumas razões:
Gerentes lidam com pessoas
Sabemos que o comportamento das pessoas é imprevisível, suas exigências e respostas são condicionadas pelas circunstâncias e pressões às quais têm que reagir, por seus desejos e necessidades individuais. Surgem então conflitos que devem ser solucionados.
Os gerentes muitas vezes não controlam os fatos que afetam seu trabalho
Demandas súbitas são impostas de dentro e de fora da empresa e podem ocorrer situações que eles são incapazes de resolver. Espera-se que os gerentes sejam decisivos e lidem com as situações à medida que surjam. Portanto, as prioridades constantemente são abandonadas ou modificadas.
Com frequência, trabalham em condições de turbulência e ambiguidade
Muitas vezes tendem a ser reativos em vez de proativos, pois não sabem claramente o que se espera deles quando surgem novas situações.
Qualidades e características de um gerente de sucesso:
- Conhecimentos profissionais relevantes;
- Sensibilidade continuada aos eventos;
- Disposição para trabalhar num ambiente dinâmico;
- Habilidades analíticas, para a resolução de problemas e a tomada de decisões;
- Tomada de decisões em condições de ambiguidade;
- Habilidades sociais;
- Resiliência emocional (para lidar bem com a pressão);
- Proatividade;
- Criatividade;
- Resolução de conflitos;
- Autoconhecimento;
- Perseverança e determinação;
- Hábitos de aprendizado;
- Disposição para assumir riscos;
- Capacidade de inspirar entusiasmo.
Vale destacar ainda que o gerente é avaliado não só pelos resultados, mas também pelo nível de conhecimentos e competências que atingiu durante sua vida pessoal e profissional.
Além disso, o gerente também poderá ser julgado pelo modo como executa seu trabalho – ou seja, como se comporta usando seus conhecimentos e habilidades.
Muitas farmácias definem estruturas de competências exigidas para medir o sucesso dos seus profissionais. Os gerentes que desejam progredir precisam desenvolver essas competências e conhecer os tipos de comportamentos que são esperados deles.
Exemplo de estrutura de competências
- Orientação para resultados;
- Identificar e explorar oportunidades de negócio;
- Comunicação;
- Foco no cliente;
- Desenvolvimento do pessoal;
- Liderança;
- Planejamento;
- Resolução de problemas;
- Trabalho em equipe.
Gerenciar em condições de turbulência, ambiguidade e incertezas e saber tomar as melhores decisões são habilidades-chave para o sucesso gerencial.
Percebemos que os gerentes estão sujeitos a constantes interrupções e frequentemente trabalham sob pressão. Têm pouco tempo para pensar a respeito de planos e prioridades e precisam gerenciar em condições de turbulência, ambiguidade e incertezas, ou seja, têm muito pouco tempo para pensar e muito para executar, o que delimita sobremaneira sua possibilidade de visualizar oportunidades e ameaças para a farmácia.
O gerenciamento é um processo que existe para obter resultados, fazer com que as tarefas sejam executadas, obtendo o melhor uso possível dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos.
Os gerentes, em geral, não são tomadores de decisão lentos e metódicos, mas executores que precisam reagir rapidamente aos problemas, à medida que surgem no dia a dia no balcão da farmácia.
Fonte: ABC Farma
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