Santos repudia PL que autoriza supermercados a venderem MIPs

Em sua 61ª sessão ordinária, realizada em 11 de outubro, a Câmara Municipal de Santos aprovou a moção de repúdio nº 37/2018, de autoria do vereador Braz Antunes Mattos Neto. O documento manifesta a contrariedade da casa legislativa santista ao projeto de lei nº 9.482/2018, do deputado federal Ronaldo Martins, que, se aprovado, autoriza supermercados a venderem medicamentos isentos de prescrição médica(MIPs).

No entendimento do autor da moção, a saúde pública exige cuidados especiais e atenção máxima, que medicamentos só podem ser dispensados em farmácias e que o paciente necessita de orientação farmacêutica e recomendações sobre a utilização e conservação dos medicamentos. Sendo assim, os vereadores de Santos solicitam ao Congresso Nacional, por meio das lideranças partidárias, a rejeição do PL.

“Na contramão do bom senso, o projeto citado criará a falsa impressão de que os MIPs à venda não apresentam qualquer risco. Ao contrário: a perspectiva será a multiplicação de reações adversas, intoxicações, interações indesejadas com outros medicamentos, diminuição da perda do efeito do medicamento em razão de seu uso incorreto, uso desnecessário e/ou incorreto, mascaramento e agravamentos das enfermidades”, descreveu o vereador Braz.

A sugestão de apresentar a moção aos vereadores de Santos partiu da iniciativa da delegada regional da seccional de Santos do CRF-SP, Dra. Roseli Simões Barreto. “Temos uma relação positiva com o vereador Braz, que é dentista, e tem uma sensibilidade para os assuntos que envolvem a saúde pública”, comentou a Dra. Roseli sobre a parceria com o parlamentar.

Clique aqui e leia o texto da moção na íntegra.

Fonte: CRF-SP

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares Farmácia Popular One e SNGPC One! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@aelian.com.br!

← POST ANTERIOR

PRÓXIMO POST →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis