Testes de covid-19 em farmácias

Farmacêutico, seguem alguns itens que devem ser obrigatoriamente cumpridos para a realização de testes rápidos de covid-19 em farmácias:

  1. Registrar o serviço por meio da Declaração de Serviço Farmacêutico (rastreabilidade)
  2. Realizar os testes em área privativa da farmácia para essa finalidade;
  3. Delimitar o fluxo de pessoal, com áreas de atendimento e pagamento diferentes, para os usuários que buscam o serviço de teste rápido;
  4. Estabelecer Procedimento Operacional Padrão (POP) escrito para o serviço, incluindo árvore decisória para realização do teste;
  5. Notificar às autoridades de saúde competentes, por meio de canais oficiais estabelecidos, os resultados dos testes, sejam positivos ou negativos;
  6. Verificar se a autoridade sanitária do município em que se localiza a farmácia estabeleceu outros requisitos, além dos previstos na Resolução 377/2020 e Notas Técnicas nº 96 e 97/2020 da Anvisa.

Destacamos que é atividade privativa do farmacêutico a realização dos testes em farmácias.

Obs: a realização de testes rápidos em local distinto do estabelecimento autorizado a prestar tal serviço é regulamentada apenas para laboratório clínico (item 6.2.14 do anexo da RDC n° 302/05).

Para mais informações, acesse o manual de testes rápidos de covid-19 em farmácias e assista à capacitação com o passo a passo.

Fonte: CRF-SP

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares Farmácia Popular One e SNGPC One! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@aelian.com.br!

← POST ANTERIOR

PRÓXIMO POST →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis