Qualidade do atendimento na Farmácia


O atendimento, que é a interação entre cliente e profissional de farmácia, seja ele o farmacêutico ou o balconista é uma das mais eficientes ferramentas de marketing para este setor.

Consiste na sintonia existente entre os profissionais da farmácia e seus clientes no momento do atendimento. O fluxo de atendimento pode funcionar segundo o esquema abaixo:

Processo eficaz de atendimento

Indicadores quantitativos e qualitativos: trabalhando a nosso favor

Para aumentar a produtividade e alcançar as vendas, é preciso estar sempre revendo conceitos, adaptando-se ao novo, procurando novas possibilidades de melhorar o trabalho.

1. Olhar positivo

Tudo na vida tem dois lados, o positivo e o negativo. Pensamentos levam à ação, e pensamentos positivos levam a atos positivos.

2. Aja com entusiasmo

O entusiasmo é contagiante. Gente feliz atrai mais felicidade, e sucesso, mais sucesso.

3. Não julgue precipitadamente

Evite rotular clientes ou situações.

4. Use a empatia

Empatia significa colocar-se emocionalmente e psicologicamente no lugar do outro.

5. Fale menos e faça mais

Faça, crie, leia e inove mais.

6. Aprenda a se automotivar

Busque apoio e incentivo, tenha e mente alguém que realmente lhe inspire, transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável.

7. Prepare sucessores

Quer crescer? Então contribua para o crescimento de seus colegas.

8. Valorize a ética e a cidadania

Ajude a criar um diferencial para sua empresa. Prepare-se profissionalmente para o país e não somente para o mercado, incentive a empresa a colcoar em prática algum programa social, envolva inclusive os colegas.

9. Celebre o sucesso

Não é preciso ser dono, diretor ou gerente para fazer um elogio, sorrir ou simplesmente dizer “muito obrigado”.

Principais indicadores de produtividade

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1. Conhecimento

Você sabe tudo sobre a empresa? Quais suas normas, regulamentos e objetivos? Qual o seu papel para que a empresa atinja seus resultados?

2. Comportamento

Muitas vezes, uma venda é perdida por causa do comportamento do vendedor. Lembre-se de alguns que bloqueiam as vendas, tais como: postura de perdedor, mania de reclamar de tudo, roupa inadequada, falar mal da concorrência, impaciência enquanto o cliente fala, levar objeções e negativas para o lado pessoal, ausência de cortesia, má aparência, pré-julgar o cliente, achando que não vai comprar apenas porque está com roupas simples.

3. Convicções e crença

É quando começa o fracasso ou o sucesso das vendas. O vendedor vencedor convence porque está convencido, empolga porque está empolgado.

4. Confiança

O vendedor existe para agregar valor ao que vende. Mas, antes disso, ele precisa agregar valor a si mesmo.

5. Competitividade

Não adianta ser competente se não for competitivo. Competitividade é você saber disputar isso com outros colegas.

6. Criatividade

Tente ser sempre criativo numa nova abordagem, numa nova resposta às objeções, numa nova maneira de fechar a venda.

7. Cliente

Quem compra o produto/serviço? Quem compra é quem usa? O que compra? Por que compra? como, quando e por que não compra? Quem consome por idade, renda, sexo, ocupação, etc? Qual a frequência da compra? O que eles desejam e não necessitam, e vice-versa? Que argumentos atingem mais o alvo deles? Sucesso é você transformar todas as informações em resultados e  clientes em adeptos e fãs.

8. Concorrência

O vendedor do século 21 conhece tudo sobre seus concorrentes – quais são os maiores, seu percentual de participação no mercado, quem são os líderes, os desafiadores e os seguidores, quais os pontos fortes e fracos de seus  argumentos de venda em relação a eles, quais as vantagens competitivas deles e como vencê- los ou desarmá-los eticamente.

9. Controles

Vender é ter controle. Controle de si mesmo diante da raiva de uma objeção, controle da energia de automotivação quando você está vendendo pouco. E mais: você precisa acompanhar controles estatísticos – saber quantos clientes atende por dia, quantos lhe são fiéis e qual o valor das vendas feitas. Controle estatístico é o espelho que mostra como você está e aponta direções a seguir ou rotas a mudar.

10. Caráter

Ter caráter e ser honesto são qualidades de um vendedor de sucesso. Os vendedores primam por caráter, persistência e integridade.

Conclusão

Investir no que você não sabe é desenvolver seu crescimento pessoal e ter sucesso imediato em vendas. Há ainda outros aspectos que o levam à produtividade, como coragem (para superar objeções), curiosidade (para se desenvolver sempre), correção (para recomeçar diante das falhas),  credibilidade (para vender muitas vezes para muitos clientes) e coerência (no que diz, para não desmentir no fechamento o que você disse na abordagem). Procure persegui-los.

Fonte: neoquimica

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