No post da semana passada, falamos sobre a importância das promoções para o seu ponto de venda, algumas táticas para chamar a atenção do seu cliente e como aumentar as vendas de sua farmácia.

Caso você tenha perdido a Parte 1, clique para acessá-la.

Hoje dando continuidade no assunto, vamos falar sobre as ferramentas de promoção e quais materiais você pode utilizar no seu ponto de venda!

Como aproveitar os espaços internos do seu Ponto de Venda

Quando nos dispomos a promover uma determinada promoção, temos que seguir alguns critérios:

  • Utilizar materiais promocionais intensifica a divulgação da promoção, entre eles: Cartazes, Bandeirolas (Conjunto de cartazes pendurados em um varal, Displays (podendo ser estes: aéreos, de chão, de balcão, de prateleira, de ponta de gondola, de check-out, entre outros), banners, faixas, adesivos, cartazes (aéreos ou não), faixas de gôndolas, stoppers, wobblers, folhetos, etc.
  • Para facilitar a identificação do produto pelo consumidor, a embalagem deve aparecer nos cartazes.
  • Para que o cliente leia sua promoção à distância use letras grandes e legíveis. Facilite a vida do cliente. Letras pequenas não despertam muito o interesse do consumidor.
  • Ofereça benefícios e explique a razão para isso.
  • Considere o local onde os produtos serão colocados (assim você terá noções de tamanho, quantidade, variedade, passagem e visualização do cliente por este produto).
  • Se possível, faça dupla exposição (o produto será exposto em dois locais diferentes). Isso aumenta a chance do cliente ver e desejar o produto em oferta. Use e abuse das pontas de gôndolas.
  • Escolha atentamente o produto a ser colocado em promoção, levando em consideração, fatores como: sazonalidade, giro, margem de retorno, produtos próximos a validade, etc).

IMPORTANTE: é proibido fazer promoções envolvendo medicamentos tarjados, controlados ou ainda, que possam induzir a automedicação, segundo
a RDC 102 de 30/11/2000.

Ferramentas de Promoção para seu Ponto de Venda

Algumas ferramentas, são comumente utilizadas para promover as promoções no PDV, onde destacamos:

Promoção de Vendas: Promove incentivos de curto prazo para encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço.

Propagandas: Utilizada na promoção de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.

Relações Públicas: Construção de boas relações com vários públicos da empresa para obtenção de um público favorável, construção de uma imagem corporativa e o manuseio ou afastamento de rumores.

Venda Pessoal: Apresentação oral em uma conversação com um ou mais compradores em potencial, com o propósito de fazer vendas.

Materiais para utilizar na divulgação e adesão das Promoções

Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço. São eles:

Amostras

São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;

Cupons

Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;

Brindes Promocionais

São artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;

Brindes

São mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como incentivo à compra de determinado produto;

Recompensas por Preferência

São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.

Promoção no Ponto de Venda

Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gôndolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.

Concursos e Sorteios

São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prêmio, como carros, casas etc.

Pacotes ou Descontos Promocionais

Oferece aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto.

Fonte: Eurofarma

Próxima semana…

E na semana que vem, teremos a última parte dessa série de artigos, onde vamos falar sobre os materiais de marketing disponíveis para você. Não perca!

* A última parte dessa serie de artigos já está no ar, clique aqui para acessá-la!

Está difícil transmitir pro SNGPC?

Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!