Entenda a importância da qualificação dos seus funcionários


Investir na qualificação dos seus funcionários pode significar a diferença entre ter clientes fieis e leais e clientes simplesmente de passagem. Com a concorrência bem ao seu lado, com preços competitivos, o que vai diferenciar você da farmácia vizinha é o atendimento.

Entrar em uma farmácia e se deparar com funcionários mal treinados, de mal humor é sinal de vendas perdidas. Que cliente vai querer voltar em um estabelecimento onde o funcionário nem sabe o que está fazendo ali.

Por esse motivo, é de grande importância investir em um treinamento para qualificação de seus funcionários, do repositor ao farmacêutico.  O treinamento deve abranger desde um bom atendimento à conhecimentos específicos da farmácia.

Entender a cultura e missão da farmácia

Conhecer os princípios e a visão da farmácia é o primeiro passo. Todos os funcionários devem estar alinhados ao que a farmácia representa, para que cada um possa desenvolver bem suas funções.

Os responsáveis devem criar um ambiente saudável, onde cada um entenda a sua importância na equipe e estejam satisfeitos e motivados, valorizando a ética e cuidando da imagem da farmácia.

Aumento da produtividade e redução de custos

Profissionais treinados e capacitados são capazes de produzir mais e melhor, afinal, conhecendo bem suas funções as chances de errar diminuem, evitando o retrabalho. Ter confiança em seu trabalho é resultado direto de uma qualificação adequada para as suas funções.

Uma dica para aumentar a produtividade é fazer a rotação de funções, assim todos estarão familiarizados com todas as áreas e rotinas da farmácia. Quando um funcionário se ausenta ou sua função está demandando mais pessoas para atendimento, outro funcionário pode facilmente auxiliá-lo.

Funcionários treinados utilizam melhor os recursos da empresa, otimizam as finanças e principalmente, evitam gastos desnecessários decorrentes de falhas humanas.

Ter um mentor na farmácia

Nomear um mentor é uma excelente opção para a qualificação e treinamento de novos funcionários. O mentor deve ser um dos profissionais mais experientes, que ficará responsável por auxiliar os mais novos a se familiarizarem com as funções e rotinas da farmácia.

Além disso é função dele agir como um líder na equipe, estabelecendo metas e cobrando resultados também. Deverá ser responsável por reuniões semanais ou quinzenais, abordando temas sobre as regras e dificuldades que estejam ocorrendo nas funções de cada um.

É importante que a escolha seja sempre por um profissional que possua um perfil natural de liderança e saiba lidar com pessoas. Um mentor que não sabe conversar, autoritário e sem empatia com os demais, só irá desmotivar a equipe.

Qualidade no atendimento

A qualificação de um funcionário impacta diretamente na qualidade de seu atendimento. Estar motivado e satisfeito com seu papel na farmácia, influenciará na sua vontade de trabalhar e seu empenho em atender da melhor forma possível seus clientes.

É importante que seu funcionário tenha um olhar positivo sempre e aja com entusiasmo, mas ele também deve entender a importância de se ter empatia.

O seu cliente muitas vezes estará na farmácia por algum problema de saúde e nem sempre estará de bom humor. Por isso é importante que ele não faça julgamentos precipitados e tenha empatia pelo momento que o cliente está passando.

Ajude seu funcionário a entender o diferencial de sua farmácia, que ele entenda a importância de ter valores éticos e de cidadania. Prepare-os não somente para trabalhar em sua farmácia, mas a serem pessoas melhores e preocupadas com o próximo.

Resumindo: o que a qualificação traz de benefícios?

Investir na qualificação de seus funcionários é investir no futuro da farmácia. O diferencial nos dias de hoje, está em ter um profissional que conheça bem suas funções e que tenha consciência de estar oferecendo o seu melhor para o empresa.

Sua farmácia pode não ter o melhor preço em todos os produtos, mas um bom atendimento, funcionários bem treinados e motivados, conquistam mais clientes do que qualquer outra estratégia de marketing.

Clientes fiéis são conquistados com excelência no atendimento!

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