Aprenda a montar o Fluxo de Caixa de sua Farmácia

Quando você começa a planejar sua farmácia, você precisa estudar vários cenários, situações e você precisará simular o funcionamento de sua empresa com o maior realismo possível, num esforço para antecipar o que acontecerá de fato após a inauguração. O Fluxo de Caixa é uma dessas situações.

Tenha certeza de que quando sua farmácia começar a funcionar, a disponibilidade diária de recursos, a curto prazo, será o que mais chamará sua atenção.

Fluxo de Caixa

Designed by Freepik

Aprenda a montar o fluxo de caixa, ele será seu grande aliado na tomada de decisões diárias envolvendo o dinheiro da empresa. Sem ele, tudo será confuso; com ele, você terá uma espécie de “bússola” para guiar suas decisões.

Assim, nesta fase planejamento da sua farmácia, e também no  funcionamento da empresa, você terá dois importantes processos: a entrada e a saída de dinheiro.

Você logo perceberá a importância de fazer previsões e ter capacidade de enxergar os acontecimentos futuros em tempo de tomar decisões. No caso de
criar condições para gerar entrada de dinheiro em contrapartida às saídas, o
instrumento surge como a ferramenta certa para equilibrar as saídas com as
entradas.

Você deverá tomar muitas decisões para equilibrar as saídas com as entradas
de dinheiro. Se sua empresa for viável, nesta questão de dinheiro tudo se
resumirá em datas. Isto é, primeiro entra dinheiro para depois sair dinheiro. Primeiro você recebe de clientes, depois você paga a seus fornecedores. Esta deve ser a regra.

Mas se o seu volume de negócios for muito grande, com muitas entradas e muitas saídas, muitas vendas e compras a prazo, muitos compromissos futuros, então você conseguirá organizar as finanças da empresa somente sendo muito hábil no uso do fluxo de caixa.

Como se organizar?

Designed by Freepik

Você precisará adotar dois formatos:

  1. A organização de recebimentos com pagamentos já compromissados. Isto é, compromissos que sua empresa já assumiu e que resultarão em desembolsos futuros, bem como recebimentos futuros referentes a vendas já realizadas.
  2. E a organização de metas de recebimentos de vendas que sua empresa deve se empenhar para realizar no futuro, bem como compromissos que deverá assumir e que levarão a desembolsos no futuro.

No primeiro caso, o formato de fluxo de caixa demonstra a situação financeira de sua empresa como uma fotografia de fatos já ocorridos (por exemplo, as vendas e as compras realizadas). Você perceberá que este formato de fluxo de caixa exigirá uma atualização diária, ou pelo menos semanal.

No segundo caso, o formato de fluxo de caixa demonstrará a situação financeira projetada, com os compromissos que você sabe que poderão ocorrer no curto prazo – e que bem organizados favorecerão decisões acertadas. Este formato de fluxo de caixa projetado pode ter uma atualização semanal ou até mesmo mensal.

Durante seu planejamento, você terá de elaborar um fluxo de caixa projetado, simulando a operação da farmácia, já que ela ainda não está em operação. Mas ele servirá para você avaliar qual combinação de decisões financeiras (de receber e pagar), levará a uma rotina de saúde financeira do negócio.

Reforçando

  • Aprenda a montar fluxo de caixa. Por mais trabalhoso que pareça no início, entenda que é a mais importante ferramenta de decisão de todos os empresários.
  • Adote também o formato de fluxo de caixa projetado. Além de ser um importante instrumento de fixação de metas, permitirá antever desajustes financeiros futuros para a tomada de decisões preventivas. Desenvolva o hábito de fazer previsões de receitas, de volume de vendas e também previsões de gastos.
  • Faça cursos que abordem gestão financeira da empresa e controle do fluxo de caixa.

Não se contente com apenas um curso. Nem em apenas dispor de instrumentos computadorizados, que ajudam a montar controles financeiros.

Lembre-se que seu objetivo é dominar a situação financeira da farmácia e garantir sua adequação. Portanto, desenvolver habilidade nesta questão e ser capaz de tomar decisões eficazes, é uma prioridade.

Comece a praticar a partir de agora.

Apuração de resultados

Designed by Freepik

Se o fluxo de caixa é a bússola dos empresários, o demonstrativo de resultado equivale aos momentos de parada para conferir e acertar o rumo, a direção.

No seu planejamento, bem como no dia a dia da empresa, você terá de fazer
muitas estimativas, e duas são poderosas:

  1. Previsão de vendas;
  2. Previsão de lucro.

Praticar estas duas previsões é saber para onde ir.

Estas duas estimativas influenciarão todas as demais. Cumprir estas estimativas significa viabilizar sua farmácia.

Por isso, na elaboração do seu planejamento inicial, você deverá realizar uma apuração de resultados para cada alternativa que você criar.

A prática da apuração de resultados obrigará sua farmácia a manter toda a operação bem organizada e muito bem documentada.

No final do mês, você confrontará as vendas realizadas com custos variáveis, despesas comerciais e despesas fixas, e conferirá se obteve resultado positivo (lucro), ou negativo (prejuízo).

Juntos, o fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados são os dois instrumentos mais importantes da gestão financeira da empresa. Todo empresário deve dominar sua prática, interpretação e tomada de decisão.

Concluindo

Aprenda a apurar o resultado da empresa, por mais trabalhoso que pareça no início. Entenda que depois do fluxo de caixa, a apuração de resultado é a mais importante ferramenta de decisão para empresários. É importante desde o planejamento da farmácia e por toda vida da empresa.

Você só saberá se a farmácia é viável conhecendo o resultado de sua operação. Portanto, faça cursos que abordem gestão financeira. Não se contente com apenas um curso, nem com “instrumentos computadorizados”, que apenas ajudam a montar controles financeiros.

Na elaboração de um Plano de Negócios para sua farmácia e no dia a dia da empresa, a gestão financeira será sua maior ocupação. Ser habilidoso no trato destas questões é parte do segredo do empresário competente.

Fonte: CRF/SP e Sebrae

Está difícil transmitir pro SNGPC?

Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!

← Post anterior

Post seguinte →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.