Farmacovigilância: 7º Boletim trata de subnotificação

Já está disponível, no portal da Anvisa, o 7º Boletim de Farmacovigilância, publicação periódica dedicada à divulgação de informações sobre atividades relacionadas ao monitoramento de medicamentos. Nesta nova edição, o tema tratado é a subnotificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos.

Para facilitar a compreensão do assunto, a publicação apresenta as definições, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de reações adversas a medicamentos — conhecidas como RAM — e de eventos adversos e reúne, além de dados nacionais, um apanhado sobre a subnotificação no mundo. Apresenta também estratégias para estimular as notificações, uma vez que os sistemas de notificação voluntária de suspeitas de RAM são fundamentais para o monitoramento da segurança dos medicamentos.

Confira na íntegra o 7º Boletim de Farmacovigilância.

Veja a seguir o programa Papo Expresso, com a especialista da Anvisa Flávia Cruz, e saiba como relatar efeitos adversos de medicamentos:

Boletins anteriores

O Boletim de Farmacovigilância foi criado em 2012, com o objetivo de disseminar informações relevantes sobre o tema, com destaque para a atuação da Anvisa. Até 2013, ano em que a produção do material foi interrompida, foram publicadas quatro edições do periódico.

Em 2018, a produção foi retomada, com o lançamento do 5º Boletim de Farmacovigilância, dedicado ao VigiMed. A sexta edição do Boletim, publicada em setembro deste ano, abordou a atualização das normas sanitárias de farmacovigilância para os detentores de registro de medicamentos.

Fonte: Anvisa

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares Farmácia Popular One e SNGPC One! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@aelian.com.br!

← POST ANTERIOR

PRÓXIMO POST →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis