Farmacêuticos distribuem kit de higiene pessoal para moradores de rua

Farmacêuticos se juntaram a grupos de voluntários em Natal, no Rio Grande do Norte, para atender moradores de rua. A ação partiu do curso de Farmácia da Universidade Potiguar, onde professores e estudantes preparam kits farmacêuticos para auxiliar na higiene e melhorar a condição de saúde de quem não tem onde morar.

O farmacêutico e coordenador do curso, Gustavo Oliveira, explica que os produtos são usados no projeto Chuveiro Solidário, onde andarilhos têm acesso à estrutura para banho num carrinho reboque com chuveiros, pia, espelho, água aquecida, toalha e roupas limpas.

“Nós temos na universidade Potiguar o laboratório de manipulação – laboratório de farmacotécnica – e os alunos que estão em estágio no setor de manipulação preparam kits de higiene pessoal: sabonetes, shampoo, condicionador. E em algumas solicitações especiais a soluções com deltametrina, que é uma solução para combate de piolhos. Nós também temos alguns produtos que são manipulados para escabiose e pediculose. Então a gente também consegue atingir esse segmento de medicamentos.”

O projeto inicia com o período letivo e finaliza com o término do semestre. Anualmente, chegam a ser produzidos 1400 kits farmacêuticos para moradores de rua. A própria universidade custeia os insumos e as embalagens dos produtos. O professor Gustavo Oliveira ressalta a importância social do projeto e para a formação de quem se prepara para o mercado.

“A gente tem uma boa adesão, uma boa receptividade e isso tem estimulado inclusive que os moradores de rua façam a sua higiene pessoal com esses kits. É um projeto interessante que consegue associar o desenvolvimento acadêmico, o treino de uma habilidade, o treino de uma competência e também despertar no aluno a responsabilidade social.”

Além de coordenador do curso de Farmácia da Universidade Potiguar, o farmacêutico Gustavo Oliveira é doutor em biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e servidor público do Hemocentro do estado.

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares Farmácia Popular One e SNGPC One! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@aelian.com.br!

← Post anterior

Post seguinte →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis