Considerado a maior ação farmacêutica voluntária do país, o Farmacêutico na Praça foi idealizado pelo CRF-SP com o objetivo de mostrar à sociedade o trabalho do farmacêutico e divulgar as diversas formas em que seu conhecimento pode fazer diferença na saúde das pessoas.

A iniciativa acaba de ganhar uma regulamentação específica por meio da edição da Deliberação nº 10/2018, aprovada na reunião plenária de 10 de janeiro passada, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 20.

A normativa prevê, dentre outras determinações, que a ação promovida pelo CRF-SP deve orientar a população sobre o uso racional de medicamentos, os perigos da automedicação, a importância das medidas de prevenção, o acompanhamento e controle de doenças crônicas e do farmacêutico como profissional de saúde em suas áreas de atuação.

Durante a ação, os participantes (pacientes) receberão orientação farmacêutica, de acordo com sua necessidade, e, eventualmente, informações relativas ao tema da ação, caso seja estabelecida ação específica de promoção à saúde, considerando-se o local e seus dados epidemiológicos.

Clique aqui para conferir na íntegra a Deliberação nº 10/2018.

Histórico da ação

Concebido em 2011 de forma tímida, mas pioneiro na ideia de levar atendimento farmacêutico a espaços públicos, o Farmacêutico na Praça se consolidou como uma ação voluntária promovida pelo CRF-SP para cuidar da saúde da população e mostrar à sociedade o trabalho do profissional.

Antes um pequeno evento sazonal, foi ganhando aos poucos a adesão de voluntários, que se sentiram sensibilizados pela importância da ação e atualmente mobiliza centenas de profissionais e acadêmicos de todas as regiões do Estado, em todas as seccionais. Entre 2012 e 2017 foram realizados 74.162 atendimentos nas edições simultâneas do evento.

Está difícil transmitir pro SNGPC?

Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!