Como deve ser a distribuição dos produtos na farmácia

A disposição dos produtos dentro da loja pode influenciar positivamente o consumo.

Encontramos tipos de clientes que entram na loja em busca de algum produto definido e acabam adquirindo outras mercadorias por terem sido impactados pela visibilidade e oportunidade de compra.

Farmácias e drogarias possuem uma legislação específica de comercialização de medicamentos, aqueles com ou sem prescrição médica, portanto não podem ficar expostos, à disposição dos consumidores.

Medicamentos de tarja preta, de uso controlado e com estocagem diferenciada

Fonte Imagem: Designed by Freepik

Devem ser acondicionados em locais específicos e com acesso restrito, normalmente sob a responsabilidade imediata do farmacêutico.

Sugere-se no fundo da loja, em cômodo separado e devidamente vigiado. Exige-se a retenção da receita médica.

Medicamentos com prescrição médica e sem retenção de receita

Devem ser expostos no fundo da loja, atrás de balcão e de acesso exclusivo dos funcionários.

Gavetas ou prateleiras são os modelos mais utilizados.

Produtos de higiene pessoal, beleza e cosméticos

Distribuídos dentro da loja, em gôndolas na altura do campo de visão dos consumidores.

Deve-se organizar a gôndola por gênero de produtos, agrupando os itens da mesma espécie lado a lado, por exemplo, hidratantes (todos as marcas), shampoo (todas as marcas), desodorantes (todas as marcas) e assim sucessivamente.

Produtos destinados a cuidar da boa forma

Shakes, complexos vitamínicos, chás para emagrecimento e produtos similares devem ser expostos próximos à balança, desta forma, influenciam a decisão de compra quando o cliente checa seu peso.

Produtos de consumo espontâneo

Fonte Imagem: Designed by Freepik

Pastilhas, balas, barras de cereal, lâminas de barbear, escovas e similares devem ser expostos próximos ao caixa, assim enquanto espera na fila ou registra as compras, o consumidor é impactado por artigos que pode estar precisando mas não lembrava, até então, de comprá-los.

Promoções especiais

Pode-se montar uma gôndola especial com produtos que estão em promoção, como por exemplo, encalhados, de pouca saída e próximos de expirar suas datas de vencimento.

Promoções sazonais

Criar oportunidades relacionadas a datas comemorativas e com forte apelo comercial, tais como: Semana da beleza (produtos de beleza com descontos especiais); Dia das mães (kit com produtos consumidos por mulheres); Natal perfumado (comercialização de itens da perfumaria em condições especiais de venda), entre outros.

Fonte: Sebrae

Resumindo

Saber onde dispor cada produto de sua farmácia ou drogaria é muito importante, você cuida para estar dentro de todas as normas e também consegue uma exposição maior de seus produtos, induzindo a venda deles.

Já falamos em artigos anteriores sobre o assunto, caso queira saber mais, clique aqui para acessá-lo.

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares SSFarmácia Popular e Assistente SNGPC! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@sstecnologia.com.br!

← POST ANTERIOR

PRÓXIMO POST →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis