A disposição dos produtos dentro da loja pode influenciar positivamente o consumo.

Encontramos tipos de clientes que entram na loja em busca de algum produto definido e acabam adquirindo outras mercadorias por terem sido impactados pela visibilidade e oportunidade de compra.

Farmácias e drogarias possuem uma legislação específica de comercialização de medicamentos, aqueles com ou sem prescrição médica, portanto não podem ficar expostos, à disposição dos consumidores.

Medicamentos de tarja preta, de uso controlado e com estocagem diferenciada

Fonte Imagem: Designed by Freepik

Devem ser acondicionados em locais específicos e com acesso restrito, normalmente sob a responsabilidade imediata do farmacêutico.

Sugere-se no fundo da loja, em cômodo separado e devidamente vigiado. Exige-se a retenção da receita médica.

Medicamentos com prescrição médica e sem retenção de receita

Devem ser expostos no fundo da loja, atrás de balcão e de acesso exclusivo dos funcionários.

Gavetas ou prateleiras são os modelos mais utilizados.

Produtos de higiene pessoal, beleza e cosméticos

Distribuídos dentro da loja, em gôndolas na altura do campo de visão dos consumidores.

Deve-se organizar a gôndola por gênero de produtos, agrupando os itens da mesma espécie lado a lado, por exemplo, hidratantes (todos as marcas), shampoo (todas as marcas), desodorantes (todas as marcas) e assim sucessivamente.

Produtos destinados a cuidar da boa forma

Shakes, complexos vitamínicos, chás para emagrecimento e produtos similares devem ser expostos próximos à balança, desta forma, influenciam a decisão de compra quando o cliente checa seu peso.

Produtos de consumo espontâneo

Fonte Imagem: Designed by Freepik

Pastilhas, balas, barras de cereal, lâminas de barbear, escovas e similares devem ser expostos próximos ao caixa, assim enquanto espera na fila ou registra as compras, o consumidor é impactado por artigos que pode estar precisando mas não lembrava, até então, de comprá-los.

Promoções especiais

Pode-se montar uma gôndola especial com produtos que estão em promoção, como por exemplo, encalhados, de pouca saída e próximos de expirar suas datas de vencimento.

Promoções sazonais

Criar oportunidades relacionadas a datas comemorativas e com forte apelo comercial, tais como: Semana da beleza (produtos de beleza com descontos especiais); Dia das mães (kit com produtos consumidos por mulheres); Natal perfumado (comercialização de itens da perfumaria em condições especiais de venda), entre outros.

Fonte: Sebrae

Resumindo

Saber onde dispor cada produto de sua farmácia ou drogaria é muito importante, você cuida para estar dentro de todas as normas e também consegue uma exposição maior de seus produtos, induzindo a venda deles.

Já falamos em artigos anteriores sobre o assunto, caso queira saber mais, clique aqui para acessá-lo.

Está difícil transmitir pro SNGPC?

Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!