Cuidado Farmacêutico em vacinação

Já está disponível para download a 13ª edição do Fascículo Farmácia Estabelecimento de Saúde. Elaborado pelo CRF-SP, o fascículo “Cuidado Farmacêutico em vacinação” traz informações técnicas sobre o serviço de vacinação nas farmácias.

A publicação, que conta com a chancela da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é mais uma ferramenta de atualização profissional que proporciona ao farmacêutico informações técnicas e práticas para serem utilizadas no dia a dia durante a realização do serviço como a diferença entre os tipos de vacina, seus constituintes, aspectos legais, explicações sobre a estrutura física necessária e critérios para montar uma sala de vacinação, gerenciamento de resíduos, conservação, armazenamento e transporte, cuidado farmacêutico desde o recebimento do usuário do serviço, manuseio e administração das vacinas, até as orientações pós administração, calendários de vacinação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações e tabela de vacinas desses calendários, entre muitas outras informações importantes para a implantação do serviço nas farmácias.

Na apresentação do fascículo, a OPAS enfatiza a importância da publicação. “Ao reconhecer o estabelecimento farmacêutico como um estabelecimento de saúde, almeja-se que os novos conhecimentos auxiliem, cotidianamente, o profissional na prestação da devida assistência à população, consolidando, assim, a importância de suas práticas, inclusive no que tange ao escopo da Atenção Primária na Saúde”.

Na apresentação do fascículo, a OPAS enfatiza a importância da divulgação do conteúdo técnico pelo CRF-SP. “Ao reconhecer o estabelecimento farmacêutico como um estabelecimento de saúde, almeja-se que os novos conhecimentos auxiliem, cotidianamente, o profissional na prestação da devida assistência à população, consolidando assim, a importância de suas práticas, inclusive no que tange ao escopo da Atenção Primária na Saúde”.

O serviço de vacinação nas farmácias já estava previsto desde 2014 na lei 13.021, que reafirma a farmácia como estabelecimento de saúde, no entanto, esbarrava em entraves burocráticos que já foram resolvidos.

Clique para acessar o Fascículo “Cuidado Farmacêutico em vacinação” 

Fonte: CRF-SP

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares Farmácia Popular One e SNGPC One! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@aelian.com.br!

← POST ANTERIOR

PRÓXIMO POST →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis