O ponto de venda é uma excelente maneira de expor, divulgar e informar sobre certos produtos de seu estabelecimento. Mesmo diante do crescimento das compras online, muitos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas.

E é aí que entra a importância de ter um bom ponto de venda (PDV), equipado e planejado, nas promoções que sua empresa tem.

Há pouco tempo atrás, a grande exposição de informação para o consumidor através de jornal, outdoor, TV ou até mesmo a internet, fazia muito efeito na decisão de compra.

Hoje com o tempo cada vez mais curto, o consumidor deixou de prestar atenção em mídias, e o PDV se tornou cada vez mais importante, pois é exatamente lá onde ele decide o que vai comprar.

De certa forma o PDV se tornou uma mídia e merece toda a atenção das empresas, no desenvolvimento de peças publicitárias e de material de propaganda.

Todas essas mudanças de hábito do consumidor final têm levado as empresas a aumentarem seus investimentos em Promoção e Merchandising no PDV.

Tornou-se fundamental garantir que as ações de Marketing realizadas em jornal, TV, rádio, internet, outdoors, juntamente com preço competitivo, qualidade e boa distribuição, sejam concretizadas em vendas no PDV.

A importância das promoções no seu Ponto de Venda

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As promoções dentro das farmácias são práticas cada vez mais constantes e eficazes ao varejo farmacêutico. Porém, promoções sem a aplicação do marketing correto, não traz resultados.

Podemos ter em mãos um ótimo produto, com um ótimo preço, capricharmos na distribuição e na propaganda para ele, mas isso não será o bastante se no PDV seu concorrente atingir o consumidor melhor do que você (Regina Blessa, 2007).

Não atingir o cliente de maneira eficaz não é apenas perda de dinheiro e tempo para seu cliente, mas abrange também a perda de mercado. E às vezes a recuperação pode ser muito difícil.

Assim, busque a adequação de campanha com o perfil do seu cliente, com seu público-alvo.

Atualmente, o merchandising dentro da farmácia, a fim de alavancar as promoções, vem sendo muito utilizado para este propósito como ferramenta, pois é uma forma de promover um produto a ser consumido.

Como conquistar a atenção dos consumidores para seu Ponto de Venda

A grande vantagem que o consumidor vê em ir até um local de vendas é que ele pode olhar os produtos e manuseá-los, diferente do que pode fazer nas lojas virtuais. Suas experiências de consumo podem se tornar muito mais pessoal e interessante.

Mas o profissional farmacêutico tem que saber como tal estratégia pode ser colocada em prática, pois pouco adianta ter uma mercadoria de boa qualidade e ótimo preço se o seu PDV não chega de forma encantadora e persuasiva até  seus clientes. É essencial saber como promover seus produtos para elevar as vendas dos mesmos.

Como usar as táticas de Merchandising corretamente em seu Ponto de Venda

A publicidade visa atrair os consumidores para os produtos. Mas existem várias táticas que um profissional farmacêutico pode se valer para captar mais ainda a atenção dos compradores e impulsionar as suas vendas.

Algumas delas:

  • Preços;
  • O uso adequado de cores;
  • O tamanho das letras que anunciam suas promoções;
  • O posicionamento das gôndolas e prateleiras;
  • A arquitetura do PDV ;

Muitas coisas podem influenciar o comportamento e as sensações das pessoas. Os pontos de venda podem até fazer parte de uma campanha multissensorial, harmonizando seu poder visual a aromas e a sons aplicados ao ambiente. A experiência do cliente com o que está exposto será altamente potencializada.

Como facilitar o acesso dos clientes aos produtos no seu Ponto de Venda

Algumas estratégias e formas específicas do PDV podem complicar a boa visibilidade e a saída das mercadorias. Isso pode penalizar os produtos que representam margens pequenas de venda.

Por isso a farmácia precisa ter uma ótima análise de seu ambiente de loja e traçar rotas que demonstrem a circulação dos clientes na loja, a fim de identificar os melhores locais para que possa posicionar seus produtos.

É bem válido que a promoção esteja bem exposta e sinalizada, seguindo um modelo visual que não agrida a identidade da marca.

Como aumentar a quantidade de vendas da farmácia

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Ter um bom ponto de venda não é apenas uma forma eficiente para se prevenir a queda de comercialização em seu negócio, impedindo que seus clientes em potencial não procurem a concorrência em busca de produtos semelhantes, mas também, criar estratégias para que a comercialização continue a crescer.

Se os clientes conseguem visualizar as mercadorias em sua loja, consequentemente, se sentem atraídos por elas, aguçando assim, seu impulso de consumo.

Atualmente, é muito mais difícil e caro correr atrás para recuperar os clientes perdidos com posteriores ações de marketing, do que investir em boas estratégias de PDV e aproveitar a presença dos compradores em sua loja.

Você pode até conseguir atrair os consumidores para a sua loja com suas ações de marketing, mas se não tiver ótimos PDVs, poderá perder dinheiro e tempo.

Fonte: Eurofarma

Próxima semana…

Na próxima semana vamos falar sobre as ferramentas de marketing que você pode utilizar em sua farmácia. Não percam!

*Já está no ar a Parte 2 e Parte 3, clique para acessá-las também!