Como fazer promoções em seu Ponto de Venda – Parte 3

Hoje seguimos com a nossa série de artigos sobre promoções no Ponto de Venda, encerrando o assunto falando sobre os aspectos mais técnicos sobre os materiais de marketing disponíveis para você.

Caso você tenha perdido a Parte 1 e Parte 2, clique para acessá-las.

Tipos de Materiais de Marketing disponíveis para o Ponto de Venda

Os materiais promocionais são divididos em três categorias: Permanentes, Semi-Permanentes e Temporários

a) Permanentes

Feitos sob medida para complementar espaços nas lojas ou para criar pontos extras. Geralmente são feitos de arame, aço, alvenaria, vidro, acrílico, resina ou outro material resistente, para durar pelo menos um ano na loja.

b) Semi-permanentes

Ficam aproximadamente seis meses nas lojas, para promoções duradouras ou suporte de produto. Podem ser feitos de papelão, madeira, aço, arame.

c) Temporários

Ficam expostos apenas por algumas semanas para dar suporte a alguma promoção ou campanha. São geralmente feitos de papelão ou plástico e tem vida útil curta.

Dentre os Materiais de Ponto de Venda, existem:

  • Bandeirola – Conjunto de cartazetes pendurados em um varal, confeccionados em formato arredondado ou em “V”. São comumente aplicadas em locais com grande concentração de pessoas. São de fácil legibilidade e visualização rápida, podendo ser impressas frente e verso ou coladas.
  • Display – Tem como principal foco, colocar o produto em evidência. Deve ser harmônico e proporcional ao ambiente onde estará exposto e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para o produto.
Os Displays dividem-se em:
  • Display de chão – Todos os displays, independente de gôndolas, que ficam apoiados no chão. A maioria toma em média um metro quadrado de espaço na loja, ocupando cantos ou corredores.
  • Display de Balcão – Aqueles utilizados em lojas especializadas, onde os produtos ficam expostos sobre os balcões.
  • Display de Prateleira – Semelhantes ao display de balcão, eles necessariamente precisam encaixar-se no tamanho das prateleiras das farmácias onde estarão expostos.
  • Display com Cestão – Geralmente de papelão ou arame, tem um grande cesto para depósito de produtos.
  • Display de Ponta de Gôndola – Devem ser feitos sob medida, com a negociação e permissão da loja. A ponta de gôndola é o local mais cobiçado para expor um produto ou uma linha de produtos da mesma empresa. A maioria dos consumidores entende que comprar o que está na ponta de gôndola é vantajoso, por ser sinônimo de “mais barato”.
  • Display de Check out – São usados por produtos que paguem o ponto extra. Por ser uma área de parada obrigatória para os clientes de um estabelecimento, tem alto impulso e alto giro. São usados para produtos de consumo especial, como chicletes, chocolates, salgadinhos, pilhas e outros que ficam acima ou ao redor da caixa registradora.
  • Display de linha – Feitos em qualquer material, expõem toda uma linha de produtos correlatos e agregam a novos produtos a imagem da empresa.
  • Display Caixa de Embarque – Caixa com dupla utilidade: são caixas de transporte dos produtos e, ao chegar ao PDV, são transformadas em displays.
  • Display Interativo – Stands ou terminais computadorizados onde o consumidor obtém informações, divulgações, etc. sem o auxílio de um vendedor.

Outros tipos de Peças

  • Adesivo – Podem ser colados em qualquer lugar e, alguns com cola especial, são colados no chão (floor door).
  • Banner e Faixa – Feitos em diversos tamanhos, em papel, plástico, tecido. Geralmente esticado entre dois roletes de madeira, o banner é vertical e a faixa é horizontal.
  • Faixa de Gôndola – Faixa que informa a presença de um certo produto na prateleira, agindo também como delimitadora de espaço entre produtos concorrentes.
  • Infláveis – Displays plásticos infláveis que representam a embalagem ou marca de um produto. Podem ser usados também ao ar livre.
  • In Store Mídia – Um veículo de propaganda ou promoção colocados dentro das lojas (daí o in store), como por exemplo uma TV em circuito fechado exibindo comerciais, ou uma rádio com programação especial (com locutor no local).
  • Luminosos – Podem ser internos (como painéis em neon ou acrílico) ou externos (colocados em topos ou fachadas de edifícios para divulgação noturna.

Quando Externos podem ser:

  • Back-light – sinalização plástica ou acrílica com a iluminação por trás da comunicação.
  • Front-light – placas pintadas, iluminadas frontalmente por holofotes.
  • Móbile – Uma peça promocional sustentada por fios que ficam no teto ou entre gôndolas. Não são indicados para uso em supermercados (devido à altura do pé direito). São melhor aproveitados em lojas. São mais usados para divulgação de marcas e imagens, devido a altura e movimento, dificulta a leitura de mensagens.
  • Papel Forração – Papel ou plástico com motivos (marca ou nome do produto) usado para decorar ilhas, ponta de gôndola, pilhas de caixa, etc. Deve ser grande para ser visto à distância.
  • Sinalização – Usadas em vitrines ou portas de loja, são todos os tipos de cartazes ou adesivos que destacam e informam produtos ou promoções. Devem ser escolhidos poucos itens ou uma composição harmônica para evitar poluição visual.
  • Sinalizador de Ilha – Tratam-se de cartazes rígidos ou duplos que podem ser colocados em várias posições na loja. Podem ser fixados com um pedestal no meio de uma ilha, sinalizando pilhas ou até em uma ponta de gôndola.
  • Stopper – Feitos de cartão ou plástico, ficam encaixados nas pontas das prateleiras, no sentido perpendicular, como “orelhas” para fora da gôndola. São atrativos, funcionais e podem ser vistos à distância pelo consumidor. Como o próprio nome diz, sua função é fazer com que o consumidor note o produto, como se criasse uma “barreira”.
  • Wobbler – Semelhante ao Stopper, possui uma lingueta plástica transparente que dá à peça movimento, chamando a atenção (pois ela fica pendurada na prateleira).
  • Take One – Caixinha aberta onde se colocam panfletos para serem pegos pelos consumidores, nas prateleiras e balcões.
  • Cartaz – Meio de comunicação visual, algumas vezes realizados em peça única, mas geralmente impressos, de grande formato, para se tornar visível em lugares de grande frequência de público.
  • Cartaz Aéreo – Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser pendurado no alto, dentro do ponto-de-venda.
  • Cartazete -Tipo de cartaz, de formato reduzido.
  • Folheto e Catálogo – Folha avulsa, impressa ou manuscrita de um lado apenas, para distribuição manual (no caso do folheto) ou com mais páginas (formato como de revista), divulgando vários produtos ou produtos de uma mesma promoção (no caso do catálogo).
  • On Pack – Denominação de conjunto promocional embalado com filme termo-encolhível (shrink-wrapping), como em um “leve 3 pague 2” ou uma anexação de brinde.

Conclusão

As ações realizadas no PDV estão cada vez mais frequentes e inovadoras. Em quase todas as farmácias podemos observar algum tipo de ação. Dentro do marketing a ação que mais se aproximado consumidor é a ação realizada diretamente no PDV (Ponto de Venda).

Incalculáveis são as variáveis a serem estudadas e analisadas pelas empresas, buscando da melhor forma possível a informação sobre o desejo de compra do consumidor final.

Afinal, as pesquisas mostram que cerca de 85% das compras são realizadas dentro das lojas, ou seja, diretamente no PDV. Desta maneira, o PDV se torna uma forte mídia, ocupando lugar estratégico na formação e na manutenção de uma marca.

Fonte: Eurofarma

Está difícil transmitir pro SNGPC?

Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!

← Post anterior

Post seguinte →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *