Um programa de fidelidade pode ser o impulso que estava faltando para sua farmácia crescer. Não é porque a sua farmácia não faz parte de uma rede que você não pode criar seu próprio programa.
Fidelizar um cliente, em meio a concorrência cada vez mais voraz no mercado de farmácias, é de extrema importância para qualquer estabelecimento. Um cliente fiel é mais rentável do que um que está comprando pela primeira vez.
Quais as vantagens de um programa de fidelidade?
Com o programa de fidelidade você passará a conhecer melhor o seu cliente, quais são seus hábitos de consumo, sua frequência e oferecer ofertas exclusivas para ele, estimulando o seu consumo quando ele está em sua farmácia.
Sem custos para o cliente, ele faz o cadastro uma única vez e você já terá dados como data de nascimento, email, telefone, endereço, que poderão ser utilizados em estratégias de marketing futuras.
A fidelização permite relacionar as preferências de toda a clientela de acordo com o sexo, idade, grau de instrução, endereço e outras variáveis. Desta forma fica mais fácil atender as necessidades de cada grupo.
Outro ponto importante é que você consegue fidelizar os clientes e torná-los leais ao seu estabelecimento. Claro que isso não depende apenas do programa, mas de um conjunto de fatores, bons preços, variedade de produtos, bom atendimento e um programa com boas recompensas.
Mais que um cliente fiel, um cliente satisfeito com os serviços ou produtos oferecidos pela farmácia, se torna um cliente leal, que indica e fala bem de seu estabelecimento para outros potenciais clientes.
Pontos a serem estudados na hora de montar seu programa de fidelidade
O que pode entrar no programa
Um detalhe que se deve atentar é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a inclusão de medicamentos nos programas de fidelidade, afim de não estimular a auto-medicação e o consumo de medicamentos sem prescrição médica.
Mas fora os medicamentos, tudo pode entrar no programa, produtos de higiene pessoal, perfumaria, dermocosméticos, maquiagem, alimentos, entre outros.
Defina o regulamento
No regulamento você deve definir se haverá pontuação diferente por categoria, quais produtos irão entrar no programa, qual a quantidade mínima de pontos para conseguir fazer uma troca e qual o prazo para a pontuação expirar.
Você também deverá definir como será a apresentação do programa, se o cliente terá que apresentar um cartão de fidelidade ou apenas informar o número de algum documento.
Determine a pontuação
Determinar quanto em dinheiro gasto se transformará em um ponto, faça um estudo em cima da margem dos produtos de cada categoria, veja quanto você está disposto a investir no programa.
Atenção apenas para não ser muito pouco, a ponto do consumidor não achar que valha a pena acumular os pontos.
Qual será a recompensa
Escolha como será a recompensa, se será em dinheiro em descontos nas próximas compras ou troca por outros produtos ou serviços.
Escolha um software
Procure um software que atenda as suas necessidades, um programa de fidelidade depende de um bom sistema de gerenciamento dos pontos e de inteligência para elaborar as ofertas exclusivas para cada cliente.
O nome do programa
Crie um nome para o seu programa de fidelidade, assim o cliente fica familiarizado com o seu estabelecimento e quando precisar de algo, lembrará com mais facilidade de sua farmácia.
Descubra se o programa está dando resultados positivos
Acompanhe sempre o crescimento das vendas e analise friamente se o crescimento está diretamente ligado ao programa de fidelidade ou se foi um crescimento natural. Observe se as recompensas estão deixando seus clientes satisfeitos
Faça um treinamento com a sua equipe
De nada adianta você ter bons preços, variedade de produtos e um programa de fidelidade interessante, se os seus funcionários não estão alinhados a estratégia da farmácia. Um bom atendimento é um dos maiores diferenciais nos dias de hoje e fator primordial na hora de tornar o seu cliente fiel e leal a sua farmácia.
Mantenha-se sempre atualizado, acompanhe a concorrência, programas de fidelidade existem vários, preocupe-se em manter o seu programa sempre atrativo e interessante para os seus consumidores.
Você já tem um programa de fidelidade em sua farmácia? Conte para nós a sua experiência!
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