O sucesso da farmácia depende da existência de clientes/pacientes que necessitem adquirir os produtos e serviços ofertados. Mas a questão é: Como atrair novos clientes?
Mas onde estão essas pessoas/clientes?
O desafio é fazer com que as pessoas que já compram ou que já frequentam outras farmácias, passem a frequentar a sua, e também que outras pessoas que ainda não frequentam nenhuma comecem a frequentar a sua.
O que fazer para que as pessoas frequentem sua farmácia
A expressão que se usa para isto é estratégia de mercado.
Você precisa ter a sua, ou seja, definir, aplicar, melhorar e evoluir uma estratégia de mercado que seja capaz de atrair novos clientes.
Algumas questões para se pensar:
- O que você faz para informar aos interessados em farmácia que a sua empresa existe?
- O que você faz para despertar a atenção e interesse deles?
- O que você faz para que um número suficiente destes clientes venha para a sua farmácia ou também a frequente?
- O que você faz para que um número suficiente de clientes deixe de frequentar farmácias concorrentes, ou deixe de frequentar somente seus concorrente e use também a sua farmácia?
Não será exagero dizer que nestas respostas está o segredo do sucesso de sua farmácia.
Este segredo será desvendado aos poucos, na medida em que você obtiver mais conhecimentos e desenvoltura no seu mercado de atuação.
Podemos arriscar dizendo que seus futuros clientes querem vantagem.
Frequentarão sua farmácia se obtiverem maiores vantagens e descobrir estas vantagens é fruto de percepção e de sensibilidade para com o mercado
O que são vantagens para seus clientes?
Geralmente são os pequenos detalhes:
- Comodidade e beleza: quando dá prazer frequentar o ambiente de sua farmácia;
- Bom atendimento: o cliente fica sempre satisfeito mesmo quando sua farmácia não dispõe do que ele deseja;
- Interesse em satisfazer, resolver: o cliente é sempre ouvido e suas opiniões consideradas;
- Diferenciação: o cliente percebe algo de especial na farmácia;
- Personalização: a ideia de que este cliente é especial;
- Confiança e credibilidade: você passa a ideia de que a satisfação dele é mais importante para você do que a venda;
- Ética: o estabelecimento age com ética e segue a legislação vigente, além de estar realmente preocupado com a saúde dos pacientes;
- Higiene: percebida em detalhes;
- Exposição: o cliente percebe que para se satisfazer não depende de ação sua, mas do que ele percebe na sua farmácia, da forma como ela funciona;
- Crédito e facilidade de pagamento: sua empresa se adapta ao nível de renda do seu público;
- Serviços adicionais: na prática você entrega satisfação e saúde, não somente produtos ou serviços pelos quais os cientes já pagam;
- Valorização do cliente, respeito e seriedade: os direitos do cliente você reconhece em todos os detalhes de sua operação;
- Flexibilidade e adaptabilidade: de um jeito sua farmácia deve satisfazer;
- Inovação: sua farmácia é atualizada (esta imagem tem de ser constante);
- Garantias: para o cliente ter certeza e confiar que não terá prejuízos;
Vantagens tradicionais
Há também aquelas “vantagens” tradicionais que muitos pensam que são decisivas mas não são, dependem de como você as utiliza:
- Preço: nem sempre menor preço significa capacidade de atração de clientes;
- Variedade: nem sempre investir em variedade de equipamentos, serviços e produtos é atrativo;
- Localização: o ponto por si só não é fator de sucesso, um bom ponto pode ser feito.
Deste modo, as questões abaixo são decisivas no momento de planejar sua estratégia de vendas:
- O que você faz para atrair clientes?
- O que você faz para tirar clientes dos seus concorrentes?
- O que você faz para compartilhar clientes com seus concorrentes?
Você encontrará respostas para todas estas questões se observar empresas já existentes, se aprender com quem já está fazendo, com que está fracassando ou com que está tendo sucesso.
Não pode, de maneira alguma, imaginar que basta abrir a farmácia e que os clientes virão.
Eles não virão. A maioria você terá que buscá-los e cada um descobre seu jeito mais efetivo para isso.
Preste atenção!
Pesquisando e observando seus concorrentes, e conhecendo bem o gosto de seus clientes, você conseguirá desenvolver diferenciações em sua farmácia para atraí-los.
É necessário estudar bem o assunto estratégia de mercado para poder desenvolver sensibilidade e flexibilidade para rápida adaptação às necessidades e encantamento de clientes.
A marca de sucesso do seu negócio é o que chamamos de retorno do investimento, mas esse é assunto para o próximo artigo, não percam!
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