Como administrar a sua farmácia de forma eficiente

Farmácias são tradicionalmente bons negócios, oferecendo produtos de extrema necessidade e com boa performance de vendas mesmo em situações adversas de economia .

Complementarmente, podem apostar no setor de higiene pessoal e perfumaria como forma de ampliar suas vendas, uma prática que vem comprovadamente dando excelentes resultados tanto no aumento geral do volume de vendas como na fidelização dos clientes e aumento da base de consumidores. Isso, porém, não garante a lucratividade da empresa.

Além do poder de vendas, é necessário que haja boa gestão da farmácia, com atenção ao atendimento, cuidado no pós-vendas e, principalmente, atenção à gestão do estoque e do caixa.

Para ajudar você nesta tarefa, preparamos uma lista com pontos de atenção importantes para uma gestão sólida de seu estoque:

1. Controle de entrada

Designed by Freepik

O primeiro passo para garantir segurança na gestão financeira é ter certeza dos números do estoque, garantindo que aquilo que foi comprado foi, efetivamente, entregue. Se seu sistema de gestão tiver a opção, automatize os registros e garanta mais controle no processo de gestão. Caso isso não seja possível, invista tempo em uma contagem manual para ter certeza do que há no estoque;

2. De olho no vencimento

Cuidado para não perder produtos por vencimento. Planeje bem suas compras para manter um estoque abastecido, mas com bom giro, de modo a garantir produtos suficientes para seus clientes, sem correr o risco de perdê-los por validade. Observe o fluxo de vendas e invista no que tem mais sucesso junto ao púbico, para evitar deixar o estoque parado;

3. Faça inventário

Designed by Freepik

Não deixe seu controle puramente na entrada do produto e no caixa. É importante conferir periodicamente prateleiras e estoque para evitar furtos e conferir como está o desempenho de vendas, de modo a prevenir perdas e não perder chances de vendas;

4. Invista em softwares de gestão

Programas de controle de caixa e automação comercial são importantes para agilizar e dar mais confiabilidade para o controle das finanças da empresa, além de poder ajudar na gestão do estoque, integrando o controle de saída com o de entrada de mercadorias.

Conclusão

Designed by Freepik

Parece simples, até óbvio, mas muitos negócios falham neste aspecto e, por isso, têm dificuldades de gestão em diversos aspectos. Por isso, não deixe de seguir estas práticas, invista bem seu tempo e dedique atenção aos aspectos importantes da gestão de seu estoque para trabalhar com profissionalismo e segurança.

Fonte: Roge

Está difícil transmitir pro SNGPC?

Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!

← Post anterior

Post seguinte →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis