Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas apresenta Circuito de Práticas Integrativas

O I congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece de 15 a 18 de novembro em Foz do Iguaçu (PR), contará com um espaço interativo no primeiro dia do evento. Os grupos de trabalho sobre Homeopatia e sobre Acupuntura do CFF organizam o Circuito de Práticas Integrativas para demonstrar as práticas terapêuticas que o farmacêutico está habilitado a atuar.

A coordenadora do GT sobre Homeopatia, Karen Denez (SC), explica que cada farmacêutico poderá optar pela terapia que queira conhecer, sendo que algumas serão apresentados de forma interativa, como a Floralterapia e o Reiki, e outras de maneira demonstrativa, para passar uma noção geral do que é e como se dá cada prática terapêutica. “Cada uma dessas áreas de atuação será apresentada para grupos de até oito congressistas, com aproximadamente 1h programada para cada visita”.

O Circuito de Práticas Integrativas ocupará uma sala específica e funcionará das 9h às 17h30, com demonstrações práticas sobre Acupuntura, Antroposofia, Auriculoterapia, Fitoterapia, Floralterapia, Homeopatia e Reiki.

Circuito de Práticas Integrativas

Acupuntura – Prática baseada na Medicina Tradicional Chinesa que reúne conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos e consiste, tradicionalmente, na estimulação de pontos de energia específicos no corpo mediante a inserção de agulhas.

Antroposofia – Propõe um caminho de evolução cognitiva que une os aspectos materiais, anímicos e espirituais do ser humano, da natureza e do cosmo. Faz parte do conhecimento fundamental da Antroposofia o fato de o ser humano e a natureza terem passado por uma evolução comum, existindo uma reconhecível identidade de processos entre o homem e os reinos da natureza.

Floralterapia – Prática integrativa e complementar que utiliza as essências florais administradas pelas vias oral, tópica ou em ambiente para equilibrar sintomas emocionais como ansiedade e depressão.

Homeopatia – Prática Integrativa e Complementar que contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Reiki – Técnica de imposição de mãos criada no Japão com objetivo de manter e recuperar a saúde através da harmonização e reposição energética.

Auriculoterapia – Técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular.

Fitoterapia – Estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. O estudo desses mecanismos e o isolamento do princípio ativo da planta é uma das principais prioridades da farmacologia.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia

Está difícil transmitir pro SNGPC?

Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!

← Post anterior

Post seguinte →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *