Farmácia Comunitária

Devido ao sucesso alcançado já em seu primeiro ano de funcionamento, o projeto Cuidado Farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços, será replicado para a rede privada. No dia 24 de maio, em sua 470ª Reunião Ordinária, o Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou por unanimidade o projeto Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias.

“A proposta é adaptar, para os farmacêuticos da rede privada, o curso de prática clínica para a implantação de serviços farmacêuticos que contemplou, no seu primeiro ano de funcionamento, cerca de mil farmacêuticos da rede pública”, explica Valmir de Santi, conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Paraná, coordenador dos dois projetos. “Trata-se de uma rica experiência, que abrangeu, neste período, 120 municípios de 15 polos de capacitação.”

Com uma equipe bem preparada, o projeto, a exemplo de seu coirmão, não almeja somente, uma capacitação teórica. “Pretende, também, fornecer aos farmacêuticos habilidades e atitudes para a implantação de serviços clínicos”, comenta o presidente do CFF. Walter da Silva Jorge João.

Constituído de módulos teóricos, ministrados em encontros presenciais, mensais, o curso inclui um sistema de tutoria, oferecer suporte aos participantes durante todo o período de implantação dos serviços farmacêuticos nas unidades de saúde onde estes atuam.

O conteúdo programático da versão para farmácias comunitárias é um pouco menor. Serão 5 módulos: Introdução a Farmácia Clínica, Manejo de Transtornos Autolimitados, Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Hipertensão, Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Diabetes, Cessação Tabágica e Perda de Peso.

Ao final do processo, espera-se que os farmacêuticos sejam capazes de conduzir consultas farmacêuticas, utilizando os conhecimentos adquiridos na implantação de pelo menos, um serviço.

Para se inscrever, os farmacêuticos devem acessar o formulário (CLIQUE AQUI).

Serão formadas turmas de 50 ou mais farmacêuticos, que poderão pertencer a um único ou a vários municípios. Serão aceitas inscrições individuais ou em grupo, e considerados como critérios de seleção dos participantes a data de conclusão de formação do polo; o número de inscritos no polo; e a disponibilidade orçamentária.

Para 2018, estão previstos até 10 polos. O prazo para inscrições vai até o dia 30 de junho. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cuidadofarmaceutico@cff.org.br.

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares Farmácia Popular One e SNGPC One! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@aelian.com.br!

← POST ANTERIOR

PRÓXIMO POST →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis