Bem Estar Global em Goiânia

A equipe de farmacêuticos que estará a postos na Tenda da Farmácia nesta sexta-feira, dia 11 de maio, das 8 às 13 horas, na Praça Cívica, em Goiânia (GO), durante o Bem Estar Global está reunida, neste momento, na sede do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO).

Para que a população seja muito bem acolhida, os farmacêuticos responsáveis pelo atendimento e estudantes voluntários envolvidos nas atividades de suporte estão padronizando as rotinas de trabalho. A atividade está sendo coordenada por Josélia Frade, responsável pelo projeto no Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Na abertura do treinamento do Bem Estar Global, a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, deu as boas-vindas à equipe. A conselheira federal de Farmácia, Sueza Oliveira, falou da responsabilidade da equipe diante do destaque conquistado no projeto, desenvolvido pela Rede Globo, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). “Ver a profissão em destaque é um sonho realizado, portanto temos a importante missão de fazer o melhor”, assinalou.

A presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Carmen Iris Tolentino, reiterou as palavras da conselheira. “É uma grande responsabilidade, realmente, e agradeço ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) por ter viabilizado essa parceria”, ressaltou. Zulma Tavares representou o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO).

Neste mês de maio, em que se comemora o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, esse será o foco da atuação dos farmacêuticos no Bem Estar Global.

Para que os profissionais voluntários possam intervir visando à obtenção do máximo benefício possível nos tratamentos, com o menor risco, a população está sendo convidada a comparecer ao local da ação levando seus medicamentos, receitas e resultados de exames laboratoriais, caso tenha.

“A intenção é identificar problemas, como uso incorreto e reações adversas, e buscar formas de solucioná-los”, explica a coordenadora do projeto no CFF, Josélia Frade.

Os farmacêuticos também atuarão no rastreamento em saúde, por meio de verificação de parâmetros como pressão arterial, glicemia e colesterol capilar e teste de capacidade pulmonar.

Os pacientes que apresentarem resultados alterados serão encaminhados para os serviços de saúde para diagnóstico nosológico. Também estarão à disposição na Tenda da Farmácia uma série de outros serviços e procedimentos: orientação sobre uso de dispositivos inalatórios, distribuição de seletores de local de aplicação de insulina, distribuição de etiquetas adesivas e orientação sobre reciclagem de embalagens para descarte de material perfuro-cortante usado no tratamento de diabetes, oficina de plantas medicinais, atendimento de auriculoterapia e coleta de sobras e medicamentos vencidos.

A edição de Goiânia será uma realização do CFF, em correalização com o CRF-GO, e terá o apoio Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfar-GO) e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO).

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares Farmácia Popular One e SNGPC One! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@aelian.com.br!

← POST ANTERIOR

PRÓXIMO POST →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis