Em tempos de crise econômica, inovar tem sido a saída para as farmácias sobreviverem em meio a tanta concorrência. Os pequenos comércios costumam enfrentar dificuldades ao competir com grandes redes, seja por preço ou por não conseguirem oferecer uma variedade tão grande de produtos.
No entanto com algumas pequenas mudanças, focando a segmentação, será possível melhorar a eficiência e produtividade de sua farmácia.
Mas o que é segmentação e como priorizá-la na sua farmácia?
A segmentação é um estudo estratégico para o agrupamento de mercadorias, que explorem as necessidades, comportamentos de compra, praticidade e conveniência, e que se agrupam por similaridade.
Para aplicar essa segmentação em sua farmácia é necessário fazer uma breve pesquisa, analisando quais itens possuem uma saída maior, o que seus clientes costumam comprar, observar a disposição dos produtos em sua loja e qual o tipo de público você atende.
Deve-se levar em consideração uma série de variáveis ligadas às características dos clientes atuais e potenciais, com foco em suas necessidades e desejos, tais como:
- Tamanho do segmento (qual a participação das vendas por categoria de produtos);
- Taxa de crescimento do segmento (ticket médio da loja e das categorias);
- Margens de lucro esperadas no segmento (potencial do mercado);
- Tipo de público;
- Tamanho e localização da loja;
Com essas informações será possível identificar o comportamento de compra de seus clientes e remodelar a farmácia de acordo com esse comportamento. Isso significa ter uma disposição dos produtos diferentes da concorrência, seja de uma grande rede ou de uma farmácia em outro bairro, por exemplo, facilitando o fluxo da loja e estimulando seu público a consumir mais em seu estabelecimento.
Esse foco na segmentação é um trabalho ousado e inovador, mas será o grande diferencial de sua farmácia. Talvez as pessoas nem percebam a diferença logo de imediato, mas com certeza, no fechamento do mês, será possível notar o aumento no volume de vendas.
Para ficar mais claro, vamos destacar alguns pontos positivos dessa mudança:
- Ter e oferecer produtos que vão ao encontro das necessidades do seu público-alvo;
- Possibilidade de oferecer bens e serviços a preços altamente competitivos;
- Formatos de lojas orientados ao perfil de consumo de cada categoria;
- Pontos de venda adequados a seus produtos ou serviços;
- Publicidade voltada diretamente para o segmento escolhido;
- Maior assertividade na escolha dos produtos comercializados;
- Produtividade na farmácia;
- Maior proximidade do consumidor;
- Clientes mais satisfeitos;
- Aumento das vendas e lucratividade.
Priorizando a segmentação você irá se destacar da concorrência, tendo como diferencial um mix de produtos maior, voltado exatamente para o público de sua farmácia. Resultados otimizados, com poucos esforços e pouco investimento.
Gostaram da dica? Que tal aplicar em sua farmácia?
Está difícil transmitir pro SNGPC?
Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!
Deixe um comentário