E hoje seguimos com a 4ª e última parte da série de artigos sobre Atenção Farmacêutica.

Caso você não tenha lido os anteriores, clique para acessá-los: Parte 1Parte 2 e Parte 3.

Legislação sobre o serviço de Atenção Farmacêutica

O serviço de Atenção Farmacêutica é regulamentado pela ANVISA e preconizado pela RDC 44/09, onde:

“RDC 44/09:

1) Permite a Atenção Farmacêutica em domicílio: Desde de que haja um outro farmacêutico presente para os demais pacientes do estabelecimento;

2) Serviços de Aferição de Temperatura Corporal, Pressão Arterial e Glicemia: Considerados ferramentas eficazes para promoção do acompanhamento Farmacoterapeutico.”

Implantação do serviço de Atenção Farmacêutica

São necessários:

  • Autorização prévia da Vigilância Sanitária;
  • Deixar claro ao paciente, que o serviço não representa consulta médica e nem possui esta finalidade;
  • Elaboração de protocolos e formas de documentar esta atividade; „ Consentimento do paciente;
  • Registros com as seguintes informações:

a) Informações do paciente;

b) Informações do profissional responsável (nome e nº do CRF);

c) Informações das orientações e intervenções farmacêuticas;

d) Informação dos resultados.

  • POP do serviço;
  • Encaminhamento para outros profissionais de saúde, juntamente com copia dos registros efetuados na Atenção Farmacêutica.

Fidelização de cliente através da Atenção Farmacêutica

Pode se:

  • Criação de um cadastro com registro dos medicamentos utilizados pelo cliente;
  • Ficha de acompanhamento terapêutico;
  • Agendamento das consultas farmacêuticas.

Abordagens

 Designed by Freepik

Na prática diária o farmacêutico atenderá seus pacientes um a um, em consultas individualizadas, onde inicialmente, o objetivo será coletar e organizar dados do paciente, utilizando principalmente, a entrevista clínica.

Cadastro do Paciente

Deverá criar-se, uma ficha para registro do atendimento, a qual será arquivada no prontuário do paciente.

De posse de todas as informações necessárias, o farmacêutico será capaz de revisar a medicação em uma abordagem clínica e identificar problemas relacionados à farmacoterapia presentes e potenciais do paciente.

Deve-se elaborar um plano de cuidado em conjunto com o paciente, que pode incluir intervenções farmacêuticas e/ou encaminhamento a outros profissionais.

Deverá ser entregue ao paciente ao final da consulta a Declaração de Serviço Farmacêutico, que registra e materializa o atendimento.

Por fim, o farmacêutico deve agendar o retorno, a fim de avaliar os resultados de suas condutas. Todo processo é reiniciado no surgimento de novos problemas, queixas ou mudanças significativas no tratamento.

Especialização em Atenção Farmacêutica

Por ser um assunto muito amplo, atualmente existem cursos de extensão e de pós-graduação que enfocam mais profundamente do que nos cursos de graduação, temas como farmácia clínica, farmacologia, aspectos humanísticos da farmacoterapia, não excluindo os conhecimentos de logística do medicamento.

Áreas que o profissional pode atuar

O especialista em Atenção Farmacêutica pode atuar em todos os locais que prestam cuidado direto ao paciente, ou seja, em farmácias comunitárias (entendidas como drogarias, farmácias e farmácias com manipulação), em farmácias hospitalares, em farmácias de Unidades Básicas de Saúde (UBS), em atendimento domiciliar, em consultórios multiprofissionais, em ambulatórios, em instituições de longa permanência, ou seja, em todo local em que haja usuários de medicamentos.

O campo de atuação é vasto e tende a crescer nos próximos anos, fruto dos resultados positivos que esta prática vem demonstrando no Brasil e em vários outros países.

Diferencial da farmácia com um profissional especialista em Atenção Farmacêutica

 Designed by Freepik

Muitas farmácias ainda desconhecem o potencial da atuação do farmacêutico em seu estabelecimento e frequentemente delegam-lhes a execução de tarefas que poderiam ser realizadas por profissionais que não possuem o conhecimento técnico sobre medicamentos que o farmacêutico possui.

O próprio farmacêutico, muitas vezes, desconhece seu potencial em função de não ter sido preparado, no curso de graduação, para utilizá-lo no ambiente da farmácia.

Este profissional, dotado de conhecimento científico importante sobre os medicamentos e com possibilidades concretas de aplicá-los em benefício dos indivíduos e do sistema de saúde, deve ser mais bem utilizado na área assistencial.

As farmácias que investirem na contratação de especialistas ou no preparo de seus farmacêuticos nesse campo promoverão um salto de qualidade em seu atendimento, contribuindo para que o comércio de medicamentos seja mais qualificado.

Com isso, pensando-se a longo prazo, certamente serão os estabelecimentos escolhidos pelos usuários de medicamentos, pois passará segurança e acolhimento em relação aos tratamentos.

Competências de um farmacêutico especialista em Atenção Farmacêutica

Pretende-se que o farmacêutico:

  • Esteja apto a entender a prestação da Atenção Farmacêutica como uma responsabilidade profissional para com o paciente;
  • Que o farmacêutico desenvolva o raciocínio clínico, avaliando, de forma estruturada, as queixas dos pacientes e as suas possíveis relações com os medicamentos utilizados;
  • Que o farmacêutico estabeleça condutas de encaminhamento para outros profissionais ao estar diante de problemas de saúde que necessitem de investigação especializada;
  • Que o farmacêutico estabeleça relação positiva com os demais membros da equipe de saúde, compartilhando dados e decisões diante dos problemas relacionados a medicamentos suspeitos;
  • Que contribua para a otimização dos resultados da farmacoterapia, adesão ao tratamento, detecção e notificação de reações adversas a medicamentos.

Resumindo

Os farmacêuticos precisam estar dispostos a se preparar para aplicar seus conhecimentos de forma integral para atender às demandas sociais e contribuir para a melhora dos resultados Farmacoterapêutico.

Somente com esta atitude seu papel será reconhecido na sociedade, e a Atenção Farmacêutica ganhará espaço como uma importante ferramenta na adesão e eficácia de diversos tratamentos.

E hoje encerramos nossa série de artigos sobre o tema Atenção Farmacêutica. Espero que tenham gostado do assunto, comentem abaixo suas dúvidas, o que vocês acharam sobre o tema.

Fonte: Eurofarma

Está difícil transmitir pro SNGPC?

Comece agora a transmitir sua dispensação de medicamentos controlados com mais facilidade, segurança e rapidez através do SNGPC One!