Cerca de 10 mil produtos para a saúde que não possuem registro na Anvisa foram apreendidos

Cerca de 10 mil produtos para a saúde, entre eles equipamentos médicos e medicamentos que não possuem registro na Anvisa, foram apreendidos em Brasília (DF). Na ação conjunta da Agência com a Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), foi preso em flagrante o dono do estabelecimento.

A operação foi denominada Periculo Salutis (Risco de Segurança) e ocorreu  após uma denúncia recebida pela Coordenação de Segurança Institucional  (CSEGI) da Anvisa sobre uma suposta comercialização irregular de produtos de saúde sujeitos à vigilância sanitária.

O estabelecimento comercial, localizado na Asa Norte, a princípio seria uma loja de produtos de beleza, mas comercializava os produtos de forma irregular e sem ter registro para esse tipo de funcionabilidade, atuando de forma ilegal e vendendo produtos pirateados e sem nenhum controle de segurança para o consumidor.

Orientações ao consumidor

A Anvisa lembra que os produtos sem registro na Agência não oferecem as garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária. Sem estes requisitos mínimos, os produtos irregulares  apresentam um alto risco de dano e ameaça à saúde das pessoas, e a Anvisa não recomenda sua utilização.

Denuncie

No caso de confirmação de um produto irregular ou falsificado, informe à Anvisa por meio de denúncia à Ouvidoria (ouvidori@tende) ou de ligação para a Central de Atendimento (0800 642 9782). Forneça todas as informações disponíveis, incluindo o nome do produto e do fabricante, o local de aquisição do produto, bem como, se possível, uma amostra do produto para que as ações cabíveis sejam adotadas.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Precisando de consultoria para sua farmácia?

Precisa de ajuda para se credenciar no Programa Aqui Tem Farmácia Popular ou para se cadastrar na Anvisa? Fale conosco, nós temos opções de consultoria para auxiliá-los nesses processos. Caso precise do software para as vendas do Programa Farmácia Popular ou para as transmissões do SNGPC para Anvisa, nós temos os softwares Farmácia Popular One e SNGPC One! Entre em contato conosco pelo telefone: (14) 3221-7067 ou email: sac@aelian.com.br!

← POST ANTERIOR

PRÓXIMO POST →

Cadastre-se e receba mais conteúdo grátis