A importância de se ter um bom gerente em sua farmácia

Muitas vezes o sucesso de uma farmácia está nas mãos de um bom gerente que tenha autonomia para gerenciar e uma boa equipe para trabalhar.

No atual estágio do comércio, o gerente independente, não importa a empresa ou ramo de atividade, existe para alcançar resultados, pois gerenciar é decidir o que fazer e conseguir que isso seja executado por sua equipe.

Mas os gerentes não podem delegar tudo e, muitas vezes, devem se envolver pessoalmente e contar com seus próprios recursos para que as coisas aconteçam.

Esses recursos podem ser: experiência, habilidades, competências e o timing pelo qual estes devem ser empregados para comandar e estimular as pessoas, compreendendo as mais diversas situações geradas no dia a dia.

Papéis gerenciais no dia a dia da farmácia

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  • Fazer que as coisas sejam executadas (planejar, manter o impulso e cumprir tarefas pré-determinadas);
  • Reagir a situações cotidianas e a novos problemas;
  • Responder às demandas e solicitações.

Esses papéis envolvem comunicação, relações interpessoais, análise de informações e tomada de decisões.

Estudos indicam que os gerentes gastam seu tempo em atividades caracterizadas pela fragmentação, brevidade e variedade. Isto acontece por algumas razões:

Gerentes lidam com pessoas

Sabemos que o comportamento das pessoas é imprevisível, suas exigências e respostas são condicionadas pelas circunstâncias e pressões às quais têm que reagir, por seus desejos e necessidades individuais. Surgem então conflitos que devem ser solucionados.

Os gerentes muitas vezes não controlam os fatos que afetam seu trabalho

Demandas súbitas são impostas de dentro e de fora da empresa e podem ocorrer situações que eles são incapazes de resolver. Espera-se que os gerentes sejam decisivos e lidem com as situações à medida que surjam. Portanto, as prioridades constantemente são abandonadas ou modificadas.

Com frequência, trabalham em condições de turbulência e ambiguidade

Muitas vezes tendem a ser reativos em vez de proativos, pois não sabem claramente o que se espera deles quando surgem novas situações.

Qualidades e características de um gerente de sucesso:

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  • Conhecimentos profissionais relevantes;
  • Sensibilidade continuada aos eventos;
  • Disposição para trabalhar num ambiente dinâmico;
  • Habilidades analíticas, para a resolução de problemas e a tomada de decisões;
  • Tomada de decisões em condições de ambiguidade;
  • Habilidades sociais;
  • Resiliência emocional (para lidar bem com a pressão);
  • Proatividade;
  • Criatividade;
  • Resolução de conflitos;
  • Autoconhecimento;
  • Perseverança e determinação;
  • Hábitos de aprendizado;
  • Disposição para assumir riscos;
  • Capacidade de inspirar entusiasmo.

Vale destacar ainda que o gerente é avaliado não só pelos resultados, mas também pelo nível de conhecimentos e competências que atingiu durante sua vida pessoal e profissional.

Além disso, o gerente também poderá ser julgado pelo modo como executa seu trabalho – ou seja, como se comporta usando seus conhecimentos e habilidades.

Muitas farmácias definem estruturas de competências exigidas para medir o sucesso dos seus profissionais. Os gerentes que desejam progredir precisam desenvolver essas competências e conhecer os tipos de comportamentos que são esperados deles.

Exemplo de estrutura de competências

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  • Orientação para resultados;
  • Identificar e explorar oportunidades de negócio;
  • Comunicação;
  • Foco no cliente;
  • Desenvolvimento do pessoal;
  • Liderança;
  • Planejamento;
  • Resolução de problemas;
  • Trabalho em equipe.

Gerenciar em condições de turbulência, ambiguidade e incertezas e saber tomar as melhores decisões são habilidades-chave para o sucesso gerencial.

Percebemos que os gerentes estão sujeitos a constantes interrupções e frequentemente trabalham sob pressão. Têm pouco tempo para pensar a respeito de planos e prioridades e precisam gerenciar em condições de turbulência, ambiguidade e incertezas, ou seja, têm muito pouco tempo para pensar e muito para executar, o que delimita sobremaneira sua possibilidade de visualizar oportunidades e ameaças para a farmácia.

O gerenciamento é um processo que existe para obter resultados, fazer com que as tarefas sejam executadas, obtendo o melhor uso possível dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos.

Os gerentes, em geral, não são tomadores de decisão lentos e metódicos, mas executores que precisam reagir rapidamente aos problemas, à medida que surgem no dia a dia no balcão da farmácia.

Fonte: ABC Farma

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